novembro 21, 2009

A mulher na liderança enfrentando a rejeição

Por Antonieta Rosa

É verdade que, em muitos meios, existem a prevenção e rejeição masculina contra a mulher. Este é um fator que ela enfrenta, tanto na área profissional, como na igreja.

Curiosamente, em quase todas as circunstancias em que o homem se vê no mesmo plano em que a mulher, como seu concorrente, tendo os mesmos objetivos, recursos de ação, as mesmas ambições e lutas, ele reage de forma agressiva, oprimindo a mulher, negando-lhe auxílio, criticando os erros dela com veemência, ou empanando o brilho de sua competência. Se ela dá sinal de fraqueza, ele aproveita para pressioná-la. Se, em meio a toda essa guerra, ela ignora e silencia, ele se vinga.

O melhor recurso que a mulher dispõe para enfrentar essa situação é a busca da perfeição. Sabemos que todos são passíveis de erro, mas também quem só erra quem trabalha, e que o maior erro que alguém pode cometer é omitir-se do trabalho. Mesmo assim, nossa recomendação para você, que é líder é: "Evite errar!"

Toda mulher deve esforçar-se para executar suas tarefas com afinco e perfeição, sabendo que quando ela erra, além da critica, quase sempre negativa, também é envergonhada e humilhada, como se o erro fosse imperdoável. No entanto, quando o mesmo erro é praticado por um homem, é visto como algo justificável. Por isso, mulheres, mais uma vez recomendo: "Não erre."

"O triunfo consiste não em nunca cometer erros, mas em nunca incidir na mesma trangressão outra vez."
- Henry W. Shaw -

Quando nós mulheres, erramos, seja na vida profissional, no púlpito, no volante de um carro, no lar, ou em qualquer outra função de destaque, imediatamente somos alijadas, e sempre ouvimos uma frase hostil, como o objetivo de diminuir-nos e excluir-nos do ambiente em que, na ótica de alguns homens significa inaptidão. "Lugar de mulher é na cozinha". Essa não é a única frase depreciativa, mas sem dúvida é uma das mais pronunciadas.

Assim, devemos cada dia aperfeiçoar os nossos caminhos pois a melhor maneira de transformarmos o mundo é tornar útil o nosso viver, dedicandonos em busca incessante do aprioramento pessoal em todos os sentidos, e fazendo do nosso viver um exemplo, como um raio de luz a ser vislumbrado pelas futuras gerações.

"Minhas imperfeições e minhas falhas são uma benção de Deus, do mesmo modo que meus êxitos e talentos. Coloco tudo a seus pés."
- Mahatma Gandhi -

Compete à mulher, particualrmente à mulher cristã, manter com firmeza a decisao de sabiamente, reter o que conquistou, não se deixando intimidar por declarações de fundo preconceituoso.


Não sejamos feministas, mas femininas e como tais, não fomos criandas para competirmos com o homem, mas para estarmos adjuntas a ele. No entanto, compete à mulher consolidar as vitórias conquistadas, tanto na expansão horizontal, como no sentido de amplitude e prolongamento vertical, no amor, na fé e no âmbito profissional.

Nós, temos uma tarefe a realizar no Reino de Deus, e devemos concretizá-la. Cumpre-nos permanecer em Cristo, que nos amou, sermos submissas ao Espírito Santo, à Palavra de Deus e a toda autoridade constituída.

Devemos olhar para os problemas panoramicamente, tentando superá-los com lucidez, oração, fe e muito tato.

Sabemos que nada somos sem os homens e assim, eles sem nós. Se a primeira mulher adveio da costela do homem, todos os demais homens nasceram de mulher.
Homem e mulher se completam. Portanto, nossa posição como cristãs é a de caminharmos juntos, evitando embaraçar-nos com o preconceitos mundanos, e afastando-nos de grupos facciosos (feministas ou machistas). Agindo asssim, a mulher terá ao seu lado sas próprias mulheres e o apoio desprendido e consciente e nobre dos verdadeiros homens de bem, que são a maioria, graças à Deus.

Fonte: A mulher cristã e os desafios da liderança - cap 15 - pág. 223

Um comentário:

Ana claudia disse...

Olá graça e paz gostei muito do blog, bastante edificante. Que Deus lhe dê graça multiplicada, já estou eguindo o blog , semana de vitórias. Quero te convidar a seguir nosso blog é um blog direcionado a mulheres cristãs, com temas variados para sua edificação. O link é:
blogdamulhercrist.blogspot.com