setembro 02, 2010

Brasileiro é preso no Egito por transportar panfletos evangélicos


Por Clóvis Cabalau

O guia de turismo brasileiro Dagnaldo Pinheiro está detido na cidade do Cairo, capital do Egito, acusado de promover práticas religiosas. Há cinco dias, ele manteve contato com sua noiva, Mariângela Vale, e informou que o motivo da prisão foi o fato de ele estar transportando Bíblias e panfletos evangélicos em seu carro. A Embaixada Brasileira na cidade do Cairo confirmou a prisão do brasileiro, mas não informou o paradeiro do rapaz.

Dagnaldo Pinheiro Gomes é de Balsas, Maranhão, e teria sido detido durante um passeio às pirâmides com duas turistas brasileiras. As turistas foram liberadas, mas o maranhense continuou detido. Ele disse à noiva que seria deportado. Desde então, não fez mais nenhum contato com os parentes no Brasil.

A empresa Orientur, a operadora de turismo paulista para a qual Dagnaldo Pinheiro trabalha, disse que entrou em contato com a embaixada do Brasil no Egito, e que o governo do país informou que não existe nenhum brasileiro detido. A noiva do guia disse que não conseguiu informações oficiais com a embaixada brasileira no Egito sobre a prisão.

A Assessoria de Comunicação do Itamaraty disse que a embaixada brasileira no Cairo confirma que foi avisada da detenção de três pessoas e que apenas o maranhense continua detido. Eles aguardam o retorno de autoridades do Egito com informações sobre o local onde o brasileiro está e o motivo da prisão.

O repórter Honório Jacometto, da TV Mirante, afiliada da Rede Globo em São Luís, falou, pela internet, com a noiva de Pinheiro, Mariângela Vale. “Ele me falou que haviam apreendido os celulares dele, por isso ele não poderia mais falar ao celular. Mas ele estava esperando ser deportado no dia seguinte, e eu até o achei tranqüilo. Ele disse assim haviam encontrado com ele um material evangelístico e que, por isso, achava que seria deportado’”, relatou. Ela viaja hoje para Brasília, onde terá uma reunião na Embaixada do Egito no Brasil.


***

Nenhum comentário: