maio 14, 2010

A certeza da salvação 2/3



De que o homem precisa ser salvo ?

1) Do domínio de Satanás

Cl 1:13 "… nos libertou do poder das trevas …" ( do domínio )
A primeira coisa da qual o homem precisa ser salvo é do domínio de Satanás. Satanás tem domínio sobre a vida do homem e sobre o sistema do mundo . Por isso Jesus o chama de príncipe deste mundo.
Jo 12:31 " …será expulso o principe desse mundo"
Jo 14:30 "…vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim;"
Lc 4:6 "E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, me adorares, será toda tua."
Quem entregou? o homem
Quando entregou? no Edem ao pecar

Mundo ou Cosmo : sistema organizado ( política, comércio, moda, religião, etc.)

I Jo 5:19 "Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno."
Jesus veio para nos salvar do domínio que Satanás exerce em nós através de seu sistema chamado mundo. Jesus venceu a Satanás para nos dar a vitória sobre ele. Muitas pessoas não sabem que estão sob o domínio do diabo, que ele as mantém aprisionas através de suas mentiras.
O Evangelho é a boa noticia de Deus para a nossa libertação.

2) Do poder do pecado

O homem é pecador porque peca ou peca porque é pecador?
O fato do homem pecar prova que ele é pecador.
Há uma lei operando no homem que a bíblia chama de "lei do pecado" que o homem por si mesmo não consegue vencer. Esta lei opera através de sua natureza carnal que leva o homem a fazer somente o que é mal. Mesmo às vezes conhecendo o bem não consegue praticá-lo.
Rm 7:14-21

Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.
O homem precisa ser salvo não só do que ele faz, mas do que ele é ( pecador ).
( Pecado gera pecados )

3) Do salário do pecado à Morte Eterna

Rm 6:23 "O salário do pecado é a morte… "
Morte à Separação eterna de Deus
O homem está separado de Deus e se morrer assim esta será sua situação para toda a eternidade.

Deus não criou o homem para ir para o inferno. Mas é para lá que ele vai se não se arrepender. Inferno ou hades, lugar de tormento ( Lc 16:23 )
O inferno foi criado para o diabo e seus anjos.
Mt 25:41 "… o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos"
Existem muitos textos na bíblia que falam sobre o inferno : Sl 9:17 ; Mt 5:22 Mt 10:28 ; Mt 18:8 ; Mt 23:33 ; Mt 25:41 ; Lc 12:5 ; II Pe 2:4 ( lago de fogo, fogo eterno )
O homem precisa ser salvo da morte eterna, do inferno, tormento eterno.

4) Da ira de Deus

Jo 3:36 "Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."
O estado de desobediência do homem o coloca debaixo da ira de Deus. Deus ama o homem mas odeia o pecado

Mt 3:7 "…quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?"
Rm 1:18 "Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade…"
Rm 2:5 "…entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo…"
Rm 3:5 "Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto?"
Ef 5:6 "…por estas coisas vem ira de Deus sobre os filhos da desobediência."
I Ts 1:10 "… e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livrada ira vindoura."

Nenhum comentário: