maio 13, 2010

A certeza da salvação 1/3



O que é uma coisa eterna? Você sabe onde vai passar a eternidade? Se você morresse hoje , estaria salvo?

A opção que fazemos em seguir Jesus é uma opção para a eternidade. Um dia todos estarão diante de Cristo e confessarão que Ele é o Senhor. ( reis, presidentes, atletas, artistas, todos )
Alguns com júbilo e alegria , pois passarão a eternidade com Ele, outros com tristeza pois não creram Nele. A nossa fé determina onde nós vamos passar a eternidade. No céu com Deus ou no inferno. Deus nos proporciona grande salvação em Cristo, uma cura completa para nosso espírito, alma e corpo.

O que é salvação?

Salvação significa ato ou efeito de salvar. Salvar à Pôr a salvo; livrar da morte, tirar de perigo, preservar de dano, destruição, perda, ruína etc.; curar-se. (Evitar a derrota: O goleiro salvou o jogo)

Por uma pessoa precisa ser salva?

Porque está perdida ou prestes a se perder mas ainda pode safar-se dessa situação. ( Ex.: afogamento à incapaz de se salvar por si mesmo, precisa de ajuda ) No dilúvio , Noé e sua família foram salvos na arca. O Juízo de Deus era inevitável, viria sobre todos os homens, mas todos poderiam se salvar, se ao invés de criticar Noé tivessem feito barcos.

Uma pessoa que está perdida ( por exemplo num labirinto ) se salva em três etapas:
Precisa reconhecer que está perdido ( cair em si )
Precisa encontrar o caminho. ( Jesus )
Precisa ser conduzido para fora.
Por que o ser humano está perdido?
Porque desobedeceu a Deus e seu estado de pecado o colocou debaixo da IRA de Deus.

Gn 2:16-17: "Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

Mas o homem cedeu a Satanás e desobedeceu. Ao desobedecer o homem pensou em trazer para si o controle de sua vida, mas esse controle foi para as mãos de Satanás. Satanás passou a ter domínio sobre o homem. O próprio homem se entregou a ele. O homem que tinha sido criado a imagem e semelhança de Deus foi corrompido e tomado por uma natureza diabólica.

Rm 3:23 "Todos pecaram …" ( pode haver alguém que não pecou ??? )
Rm 5:12 "A morte passou a todos os homens…"
Rm 6:23 "O salário do pecado é a morte ... " ( trabalho , salário , holerite )
Mc 16:16 "Quem não crer já está condenado…"
Is 59:2 "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Situação do homem : Separado de Deus

( Deus é a fonte de todo bem. O contrario disso é o mal )
O homem está separado de Deus por causa do pecado. Por causa da ira de Deus contra o pecado, o homem está debaixo de uma terrível condenação: a morte eterna. O homem ( a humanidade toda ) está perdido, impossibilitado de cumprir o propósito para o qual foi criado ( Supremo Propósito ). Por isso ele precisa ser salvo.

Ex.: Labirinto

Para ser salvo o ser humano precisa:
Ter consciência de que está perdido ( cair em si )
Encontrar o caminho para fora ( Jesus )
Seguir o caminho para fora

Nenhum comentário: