setembro 17, 2009

Saudades das viagens com as "fitas k7" de meu pai.


Por Jonara

Hoje senti saudades dos tempos que quando criança, viajava com meus pais.
Eu, filha única, sem ter que dividir o banco de tras, deitada pra dormir e o som do carro ligado com aquelas "musiquinhas" irritantes ao meu ver e ouvir.
Sabe aquele som de fita k7? Então, daqueles...(rs,rs)

As musicas pareciam antigas e fora de moda, de cantores "velhos". Grupos que já não faziam "sucesso" e além disso, as fitas do meu pai eram tão antigas que ainda eram "pretas" e "creme" com adesivo amarelo ouro. (Que vergonha!)

Aquilo pra mim, era o cúmulo do nostalgismo! O carro quase sempre barulhento e o som apenas saía nos auto falantes traseiros, então o som era sempre alto; era o fim!
Mas, no entanto, todavia e com tudo, mal sabia eu que bom mesmo era aquelas letras de "hinos" que ouviam meus pais de: - Logos, Ellos, Julio Cesar e Marlene, Adilson Rossi, e vários outros.

Eu sabia e ainda sei muitas de memória. De tanto ouvir, em viajens longas, eu decorava as musicas, mas não me tocavam em nada. Estava eu entrando na adolescencia, cega pela moda e surda pelos ritmos.

Infelizmente, hoje, sinto vontade de estar deitada no banco de tras, viajando com meus pais (que tão longe estão), ouvindo "canções" que realmente falavam da graça, evangelho, salvação e adoração.

Sinto-me arrependida por haver desprezado tanta inspiração nas letras cantadas por "cantores" que ainda fora de moda "louvavam".
Posso escutar minha mae balbuceando as musicas e meu pai fazendo segunda voz pro cantor solo e baixo (tentando o baixo - rs,rs) quando era conjunto.

Não creio que tenha perdido essas adorações "fora do templo"; apenas não valorizei. Porém, na memoria, as letras me fazem ver a grandeza do Deus vivo, que através destes episódios me fez entender o que se trata de louvar e adorar. O é uma letra de exaltação e de humildade aos pés da cruz.

Hoje, só ouço "lixo" gospel. Tenho desprazer em comprar cd's. Letras que determinam, ordenam e exaltam o ego humano. Que trazem à tona a "bandeija da vitória", o "anjo com a unção", a "humilhação dos inimigos", e a "prosperidade após a restituição".

Queria muito, encontrar uma fita k7 preta ou creme com adesivo amarelo ouro pra comprar e poder ouvir, aquelas letras inspiradas que louvavam à Deus e que instigavam à prostração e adoração ao Cristo tremendo e soberano.

Sei que isso não me é possivel, mas posso ainda prostrar-me e adorar pela fidelidade de Deus para com minha vida. Por me amar primeiro, pela graça e misericordia e pelo evangelho da cruz. Pois aprendi a valorizar o que sai do coração e não ao que é modismo e rítmico.

Agradeço à Deus por tuda esta fase que cooperou para um futuro que somente Ele via e que o meu louvor chegue ao céu como um pefume suave e agradável à Ele. Porque dEle e para Ele é o meu cantar, falar, tocar e respirar.

***Ao meu pai, que por muito tempo, ouviu minhas reinvidicações por suas "fitas chatas e atrasadas", mas que marcaram minha vida e me ensinaram muito sem mesmo ele ter falado e sim cantado.

3 comentários:

Cíntia Mara disse...

Meu pai tb tem umas fitas dessas, mas como ele não é evangélico, só tem música sertaneja que eu simplesmente detesto, hehe. Gosto de Logos, influência da minha líder de louvor. As letras deles são muito boas. Tenho vários mp3 no meu computador.

Não posso negar que também gosto das músicas modernas. Nas minhas músicas tem lugar pra quase tudo (tirando o sertanejo, claro). Só não suporto essas músicas repetitivas, acho uma afronta à inteligência criativa que Deus nos deu, hehe.

Mas tenho ouvido muito dessas músicas antigas ultimamente. Logos, Rebanhão, Elos... eu nem era nascida qd eles fizeram sucesso, mas acho q são sempre atuais.

Bjos

Jonara disse...

Oi Cintia!
As vezes meu pai tb ouvia sertanejo (que ninguém nos leia - rs,rs);
Também ouço as atuais, mas nem sempre são tão boas e em um cd com 13 ou 14 musicas, encotra-se 1 boa.
Infelizmente, segue assim e também acho que como você disse: - " As antigas são sempre atuais".

paz e bençãos...

Bereiano disse...

Pois é, que bom ler essa maravilhosa postagem, siga assim filha, ainda escuto algumas `fitas pretas e beges` que passei para MP3, ufa, alguém tem preservar alguma coisa boa, rsrs.
Abracos
Do seu que a ama muito (apesar da distância).
Bereiano

http://bereiano.blogspot.com/