setembro 05, 2009

Dicas de como organizar seu guada-roupas...



Parece incrível. Sua amiga consegue manter o guarda-roupa dela sempre organizado, e você, que agenda um dia especialmente para arrumar o seu e deixar tudo alinhado, um "brinco", se surpreende uma semana depois, com muitas coisas fora do lugar.

Talvez ela saiba algumas dicas importantes para conseguir tal "proeza". Detalhes que passam despercebidos, às vezes, fazem a diferença no momento que se propõe a ajeitar suas coisas no armário. Primeiro passo: não desanime quando abrir as portas de seu guarda-roupa e começar a puxar as gavetas. É essencial ser persistente.

Se você não consegue imaginar seus pertences dentro de um desses modelos novos de guarda-roupa que possuem portas transparentes, porque a desorganização vai ficar a mostra de todos que entrarem em seu quarto. Siga algumas dicas da produtora de moda e e figurinista de curtas-metragem, Tarcila Cajazeiras.

Antes de pensar em retirar tudo do seu armário e ficar louca com tantas peças espalhadas pelo quarto, a dica é retirar por áreas. Arrume as partes de cima, primeiro. Normalmente, as mulheres costumam colocar as calcinhas e meias na primeira gaveta. Começa por aí. "Como são peças pequenas, a gente costuma tirar da gaveta sem olhar e aí começa a bagunça", comenta Tarcila.

Coloque as peças de mesma cor sobre as outras. "Branca com branca, estampada com estampada...". E não há problema em deixar calcinhas na mesma gaveta das meias. Existem separadores para gavetas, que pode facilitar esta divisão de cores e prioridades de uso. "Se a pessoa não quiser ou não puder comprar, ela pode pegar uma cartolina ou um papelão, passar uma tinta, envernizar pra ficar mais duro e dividir a gaveta", indica.

Separar por cores é algo imprescindível para todas as peças, não é só um hábito que se vê nas lojas de vestuário. Na hora de pendurar as roupas no cabide, da direita para esquerda (ou vice e versa), lembre-se da disposição dos lápis de cor em sua caixa. Siga este mesmo padrão. "Sempre do mais escuro para o mais claro".


Outro detalhe, além das cores, é pendurar as roupas mais pesadas até chegar nas mais leves (trench-coat até uma camisa fina) e das maiores para as menores. E por falar em cabides, procure comprá-los sempre da mesma cor e de um material que não vá desfiar a roupa. Dê preferência aos de inox. Os cabides com presilhas são aconselháveis para pendurar calças. No caso destas, Tarcila costuma deixar as que mais usa em um local do guarda-roupa mais acessível.


As blusas de malha, suplex e de seda, Tarcila prefere guardar nas gavetas como rolinhos em vez de dobradas como nas lojas. "Assim não marca. Ao dobrar, ficam vincos", justifica. Se tiver espaço, guarde as cores escuras - preto, azul e marrom - em uma mesma gaveta, assim como as mais claras. "As de tecido é melhor pendurar mesmo. Dependendo da blusa, dá pra colocar mais de uma blusinha no mesmo cabide", afirma. Para as roupas brancas não ficarem amareladas com o tempo, a dica é colocá-las dentro de um saco azul. "Os ácaros e fungos é que deixa a roupa amarelada", explica.

As roupas mais usadas devem ficar em locais de fácil acesso. Por isso, quando a estação muda, guarde as peças da estação anterior. "Mas como em Juiz de Fora o tempo muda sempre, é melhor deixar as roupas por perto", aconselha. As roupas de festa coloque em sacos plásticos. "São roupas finas e precisam de cuidados".



Para os calçados, Tarcila recomenda deixar os que são mais usados na área de serviço e os menos usados guardados em saquinhos de tecido. "Tem lugares que vendem aqui na cidade. É melhor, porque em caixa de sapato pode mofar, juntar fungos...". E antes de guardar, passe um pano úmido e deixe em um local mais arejado por algumas horas.

Os acessórios a indicação é guardar anéis, brincos e pulseiras em caixas para acessórios. "Se a pessoa quiser, pode pegar uma caixa de sapatos, fazer divisórias e encapar". Deixe na parte superior das gavetas. "Eu costumo colocar os meus cordões em cabideiros do guarda-roupa. Fica mais fácil de encontrar e também não embola", diz.

Roupas de cama, Tarcila aconselha guardar em um local específico para elas. E um detalhe importante. Não esqueça de usar o bom senso e ter em mente que a disciplina ajuda bastante na hora de manter as coisas em seus devidos lugares.

Fonte: Casa & etc.

2 comentários:

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Olá, querida, adorei sua postagem.
Eu amo organização.
Sucesso

Jonara disse...

Olá Sil!!!
Obrigada...Também achei interessantíssima, pena eu não te rum guarda roupas tão espaçosos pra tantas regras...(rs,rs).
mas várias me serve....

Paz e bençãos