junho 02, 2009

Saúde interior

Não basta ser cristão, é preciso viver com saúde emocional, mental e espiritual.
O médico descobre o que o paciente tem, através dos sintomas que ele apresenta.
Quais seriam alguns dos sintomas que evidencia “um coração doente”. Em Ef. 431 e Fl. 4.6,811, Paulo nos ajuda a compreender estes sintomas e como viver a vida com “saúde interior”




Amargura – Esta palavra aparece três vezes no NT, aqui em Atos 8.23 e Rm. 3.14, significa uma disposição dura, maliciosa, inclinada ás contendas. Muitas pessoas ficam amarguradas devido ás experiências da vida, pela derrota, pelo desapontamento, vivem a manifestarem formas de amargura e ressentimento, como uma espécie de auto-defesa; mas não demora que tal atitude se torne parte permanente de seu caráter.

Cólera- Explosões de ira. É uma das manifestações de egoísmo, mediante o que o indivíduo ataca seus semelhantes, quando não consegue as coisas do seu jeito. Em qualquer situação, tanto a cólera como a ira podem resultar de um espírito amargurado.

Ira- Temos aqui um ódio profundamente arraigado, que resulta em explosões periódicas de cólera. Devemos pensar aqui em um sentimento duradouro, em que o indivíduo não perdoa a outrem, tomando uma atitude diametralmente oposta da longanimidade e a bondade.

Blasfêmeas- Neste ponto não devemos pensar em declarações ‘Heréticas”, mas sim, em termos gerais, palavras injuriosas. Tal vocabulário é usado para indicar injúrias proferidas pelos homens contra Deus ou contra seus semelhantes, trata-se da calúnia e da suspeita maligna.

Malícia -No grego significa maldade, depravação, iniquidade, vício, mas que tem aqui, particularmente, o sentido de má vontade, malignidade, malícia. Tal atitude tem várias manifestações..

Ansiedade- Fil (4.6) Esta palavra pode ser definida como um sentimento íntimo de apreensão, mal estar, preocupação, angústia ou medo, acompanhado de um despertar físico intenso. Ela pode surgir como uma reação a um perigo específico identificável, ou em resposta a um perigo imaginário com a expressão “angústia vaga, flutuante”. A ansiedade manifestada através da aflição e angústia é resultado de um afastamento de Deus.

Poluição mental- (Fl.4.7,8; Tt.1.15) Tudo começa na mente; todos os homens que viveram uma vida de excelência, ganharam a batalha na mente e mantiveram cativos seus pensamentos corretos. Você é aquilo que pensa (Pv.23.7), “Pois como imaginou em sua alma, assim é”.
As ações que vão saindo de dentro de nós, são exatamente nossos pensamentos que foram entrando.

Descontentamento- ( Fl. 4.11) A insatisfação crônica, é um dos sintomas que mostra o quanto uma pessoa está doente no seu interior. O descontentamento é a ausência de espírito de gratidão.



TRIBULAÇÕES :

As tribulações nos são necessárias.
Têm propósitos positivos em nossas vidas; Veja como isto fica claro quando o Apóstolo Paulo nos diz: “E não somente isto, mas nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência a experiência, e a experiência a esperança”.

E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Paulo sabia que as aflições redundam em benefícios.

As nossas tribulações:
- Promovem a glória de Deus ( Jo11.3,4;21.18,19).
- Nos ensinam a vontade de Deus ( Salmo 119.71).
- Nos fazem voltar para Deus ( Dt.4.30.31).
- Nos purificam ( Jó 34.31,32; Is 10.20).
- Nos fazem buscar mais ao Senhor ( Lm 2.17-19).
- Nos convencem do pecado ( Salmo 119.67).
- Nos conduzem a confissão de pecado ( salmo 32.4,5).
- Nos lapidam ( Isaías 48.10; Zc 13.9 ).

Por PCV- Comunidade Palavra Viva

Nenhum comentário: