junho 16, 2009

OS FILHOS DE DEUS NÃO PRATICAM PECADO - 2


(1Jo 2.29-3.10)

O cristianismo requer um novo “eu”, um novo nascimento, uma nova maneira de ser, uma nova vida (não simplesmente uma nova maneira de fazer). Uma nova semente. 2Co 5.17
2.29 – “Se sabeis que ele é justo”. A retidão (honestidade, integridade) de Deus é o padrão de seus filhos.
“A pessoa que está corretamente relacionada com Deus pela fé (Rm 1.17) e, por isso, procura nos seus pensamentos, motivos e ações obedecer àquilo que Deus, em sua Palavra, estabelece como modelo de vida”
Os filhos de Deus são aqueles que praticam (a tônica cristã está na prática) o que é reto (honesto, virtuoso).
- Atos falam mais alto que palavras. Ou “assim falai, assim procedei”. Não se enganem: O pecado é do diabo.
2.29 – “aquele que pratica a justiça é nascido dele.“
Em seu viver diário o cristão deve mostrar um antagonismo absoluto ao pecado.
por causa dos seguintes fatos:
1- Sua filiação divina e a esperança de chegar a ser como Jesus é, 1Jo 3.2,3; Cl 3.18.
2– Pecado é anarquia (transgressão da lei, note o 2.29 – “Se sabeis que Ele é...” Transgressão é desobediência ao que já é de conhecimento, por isso existe a punição), pecado é rebelião contra Deus, 1Jo 3.4.
3- Por causa do caráter de Cristo e sua obra expiatória, 1Jo 3.5-7 – permanecendo nEle não pecamos, pecando não permanecemos em Cristo.
4- A origem do pecado é diabólica, 1Jo 3.8. “Um das piores fantasias de nossa era é a ilusão de que o mal não tem raízes metafísicas”. Jo 8.44 “desde o princípio”. O diabo é apresentado nas Escrituras como um gênio depravado, com tremendo poder pervertido, não há nele qualquer bem.
E como tem podido cativar a grande maioria dos homens?
A semente que está em você um dia pode vai germinar. Portanto não cuide dela, não a alimente, mate-a!

1Jo 3.9 (sperma ‘usada mais de 6 vezes no NT’ – sêmen => Princípio gerador; origem. Coisa que com o tempo há de produzir certos efeitos). “Aquilo que é guardado para as próximas plantações, para uma nova geração, algo poderoso para germinar”. Rm 6.12-14
Cl 3.5-7. “tudo que possui força vital ou vida que dão poder”
5- Por causa da qualidade divina da vida cristã, 1Jo3.9.
6- Nosso ser impulsiona nossas ações que são a prova final se somos filhos de Deus ou filhos do diabo, 1Jo 3.10. “Nisto são manifestos – revelados pela prática” - Muitos se tornam filhos do diabo pela força da prática. Matar o irmão Lv 19.16 – “Não atentarás contra a vida....”
- A impecabilidade é impossível nesta vida terrena (1Jo 1.8), mas a vitória sobre o pecado é algo exigido de nós, 1Jo 3.9
7- “O Filho se manifestou para destruir as obras do diabo, 3.8”.
- “Que obras?” (Aquilo que o diabo está intentando, está em sua mente, ato, ação, algo a ser feito, o pecado impregnado em nós...)
- Não devemos servir e nem ceder aquilo que o Filho de Deus veio destruir, senão seremos destruídos juntos. Temos uma nova semente, um novo princípio gerador, a Palavra de Deus. Rm 6.6,11,13.
Por Ilton Gonçalves

Nenhum comentário: