janeiro 09, 2009

Momento Beleza - 2009/2



Dicas para deixar seus cabelos saudáveis, cabelos loiros, castanhos, como clarear, quebradiços, crespos, fracos, com caspa, e sem vida.

Dicas para ter cabelos saudáveis
Ingerir alimentos de cor laranja (abóbora, cenoura) garantem aos cabelos a vitamina A, essencial para a saúde do cabelo.- Evite fazer dietas radicais, que ocasionam a falta de nutrientes necessários parta o fortalecimento dos fios.- Para fazer escovas e chapinhas, use silicones antitérmicos, que irão proteger os fios do atrito e do calor.- Não saia de casa com o cabelos molhado, evitando assim que ele seque absorvendo a poluição presente no ar.- Se o seu cabelo for oleoso, opte por secar com o ar frio do secador.- Corte as madeixas de dois em dois meses, mesmo que seja só para aparar as pontas.- Se estiver com queda de cabelos ou piolho, suspenda tinturas, permanentes, spray, luzes, relaxamento ou qualquer aplicação que possa irritar o couro cabeludo, até a situação normalizar. Procure um médico.- Não durma com os cabelos presos, isso pode provocar a queda dos fios.(Fonte: Revista Saúde - Coleção Malu, ano 6, nº 19)

Para clarear os cabelos:
Ferva a casca de 6 cebolas em 1 litro de água por 15 minutos. Deixe esfriar. Coe e acrescente 4 colheres de sopa de vinagre. Após lavar os cabelos, aplique o chá de casca de cebola e deixe secar naturalmente.

Como tirar o "alaranjado" de cabelos loiros:
Os cabelos tinturados de loiro são muito delicados e precisam de cuidados. Recomendo uso de um xampu de qualidade, que não contenha sal, usar sempre um protetor solar nos fios e evitar a piscina e o mar. Um dos fatores que mais contribuem para o fio ficar alaranjado é o fundo de clareamento dos fios. Exemplo: Se a cor natural for do preto ao castanho claro, o fundo de clareamento é vermelho. Em outras palavras, o seu cabelo, nos primeiros momentos da coloração, absorve o tom da coloração, mas com o passar dos dias, irá sobressair o seu tom predominante, ou seja, o vermelho, que junto ao loiro fica com reflexo alaranjado. A sugestão nestes casos é: Aplique junto ao seu tom de preferência, o loiro em tom acinzentado. Então, se usar o 9.0, misture um pouco do 9.1. Esta técnica poderá amenizar seu problema. Para isso, procure um profissional.

Como tirar o "verde" de um cabelo loiro:
Uma coloração com reflexos vermelhos pode resolver, mas esse processo deve ser feito somente por um profissional.
Qual a diferença entre reflexo, luzes, balaiagem e mechas? Em que casos cada um é indicado?Quase não há diferença. Reflexos são muitos fios misturados de tom diferente. Luzes são alguns fios misturados ao tom do cabelo. Balaiagem são algumas mechas misturadas à cor do cabelo. Mechas são algumas mechas bem definidas sobre a cor do cabelo.

Receita caseira para cabelos quebradiços, ressecados e sem brilho:
1 Colher (café) de óleo de rícino1 Ampola de vitamina A1 Gema de ovoBater todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme. Aplicar com pente de cerdas longas, Deixe agir nos cabelos.
Uma fruta muito indicada é o abacate rico em gordura. Com esta fruta é possível fazer um ótimo creme, amasse bem a polpa misturando com ampolas de vitaminas ou cremes a base de queratina e ceramidas. Depois, de feito o creme é só passar no cabelo todo e deixar agir por meia hora, em seguida, lavar com um bom shampoo, finalizando com condicionador.OBS: Este creme não é indicado para cabelos loiros pois a tendência é deixar os cabelos com tonalidade esverdeada.

Cabelos sem vida:
2 colheres de alecrim com 1/2 copo de água, colocar no pote com creme de cabelo.Tirar a mesma quantidade (da mistura) de creme, para caber no pote, a mistura. Depois que os cabelos estiverem lavados, passar o creme com a mistura de alecrim e água.

Caspa:
Ponha de molho um punhado de cravo-da-índia e depois ferva em um litro de água por 10 minutos. Use esta água para enxaguar os cabelos após o banho.

Máscara de beleza
Para todos os tipos de cabelosBata no liquidificador 4 colheres (sopa) de sálvia, 3 colheres (sopa) de mucilagem de babosa (a parte gelatinosa que tem dentro das folhas)1/2 xícara (chá) de mel de abelhas e deixe agir de 1 a 2 horas nos cabelos antes de lavar.(Fonte: Revista Saúde - Coleção Malu, ano 6, nº 19)

Máscara para dar brilho
Bata no liquidificador 1 maça sem sementes e 1/2 copo de água. Passe nos cabelos, massageando o couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e enxágüe em seguida.(Fonte: Revista Saúde - Coleção Malu, ano 6, nº 19)

Piolho
1) Ferva 20g de folhas de arruda em 1/2 litro de água por 10 minutos. Espere esfriar e aplique no cabelos depois de lavado.
2) Ferva 1 ramo de arruda e 3 caroços de abacate em 1 litro de água. Espere esfriar e aplique no cabelo depois de lavado.(Fonte: Revista Saúde - Coleção Malu, ano 6, nº 19)
Escovas e pincéis - Para mantê-los macios, lave-os de vez em quando com o condicionador de cabelos.

Máscara Hidratante para Cabelos Crespos com Tintura:
1 caixa de morangos bem lavados1 colher (sopa) de iogurte natural2 colheres (sopa) de fécula batata1 ampola de vitamina ABata o morango no liquidificador e peneire, Misture a fécula com o iogurte até dissolver e, em seguida, acrescente a vitamina A e o morango. Divida os cabelos em mechas e aplique a mistura em cada uma delas. Deixe agir por 25 minutos e enxágüe com água fria ou morna.

Ajudar no crescimento dos cabelos:
Os cabelos tem em média um crescimento de aproximadamente 1cm por mês. Existem fatores que dificultam o crescimento dos fios. É preciso boa oxigenação do couro cabeludo, manter sempre os cabelos aparados em pelo menos dois em dois meses e o uso de tônicos fortalecedores, além de uma boa alimentação rica em ácido paraminobenzóico, encontrado nas carnes, fígado, leguminosas e vegetais de folhas escuras que estimulam o crescimento.Xampus de Jaborandi ajudam no crescimento.

Banho de creme para cabelos castanhos claros (normais):
Bata o abacate com mel e um pouco de gelo picado. Deixa concentrar e coloque nos cabelos. Mas não deixe esquentar. Tem que ser a frio mesmo.Retire dos cabelos, enxaguando bem, com água mais para fria do que morna.

4 comentários:

EDIMAR SUELY disse...

Amei as dicas e amei seu espaço. Meu cabelo é extremamente ressecado e certamwente usarei algumas dicas. Voltarei mais vezes.

Um lindo final de semana e muita paz.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

Oláaaaaaaaaaaaa

Vi seu blog no blog de uma amiga, a Adriana e desejo acompanhar seu blog.
Acho que vi que você é nova por aqui né?!
Mas Deus a abençõe

Jonara disse...

Olá Julyane...seja bem-vinda...
Já tem uns 3 meses meu blog...Não faz muito tempo mesmo que estou por aqui.
Obrigada pelo carinho.

Jonara disse...

Edimar Suely, Seja bem-vinda!
Também tenho um cabelo super ressecado e já utilizei algumas de minhas dicas que valeram a pena...
Assino em baixo. Já fiz vários.
Tanto de cabelo como as dicas para a pele.
Abraços...