novembro 19, 2008

Mulheres servindo a Deus - Parte 5


Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do SENHOR, depois de falecer Eúde.
E vendeu-os o SENHOR em mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual, então, habitava em Harosete-Hagoim.
Então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e por vinte anos oprimia os filhos de Israel violentamente.
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.

Esta é única mulher nas Escrituras, elevada ao alto cargo político de seu próprio povo. Além de ser esposa e mãe.
(Juizes 4:1-4)

Numa nação sedenta de espiritualidade, caracterizada pela rejeição de Deus e por uma determinação do povo dde agir ao seu modo, ela foi antes de tudo conselheira.

Em sua região, o rei Jabim perseguia os israelitas. Débora convocou Baraque, da tribo de Naftali, na fronteira do norte e ordenou que recrutasse um exército de mil homens.

Ele hesitou mas ela insistiu. Débora, ao lado de Baraque, liderou Israel em batalha contra os Cananitas, que eram liderados por Sísera, e os israelitas venceram. (Juizes 5).

Ela foi despertada pelo sofrimento do povo israelita.

Mulheres com espírito de liderança.

Débora é unica mulher mencionada como juíza em Israel. Ela julgou a nação em um momento que nenhum homem queria fazê-lo. Ela viu a necessidade espiritual de seu povo e procurou suprí-la.

Quando você vê a necessidade espiritual da tua igreja, fazes algo a respeito ou esperas que "outra pessoa além do pastor" o faça?

Assim como Débora você pode ser uma líder exemplar e usada nas mãos de Deus pra abençoar outras pessoas.


Por Jonara V. G. Silva

Nenhum comentário: