Muitas mulheres piedosas notáveis aparecem em toda a Bíblia, mas a espposa virtuosa aqui retratada merece elogio especial. Essa mulher era esposa e mãe. Durante séculos, as mulheres têm se maravilhado e vêm sendo desafiadas pela vida dela.
A passagem descreve o tipo de esposa que toda mulher deve ser e que tipo de mulher o homem deve escolher pra casar. Um poema acróstico, com cada um dos 22 versículos iniciado por uma letra do alfabeto hebraico, incentiva a memorização dessa grande peça literária. Não sabemos quem era aquela mulher virtuosa continua mais viva do que nunca.
Essa mulher fora do comum era um paradigma de virtudes: digna de confiança, diligente, organizada e amorosa. Mas é surpreendente como era capaz de ordenar as prioridades de sua vida. O marido confiava plenamente nela; os filhos adultos a elogiavam voluntariamente, e seu lar era um modelo de eficiência.
Ela ainda encontrava tempo para atuar na comunidade, para ajudar o pobre e até para aumentar a renda da família por meio de investimentos sábios e gerenciamento produtivo de tudo o que era colocado sob seus cuidados.
A descrição da esposa virtuosa termina com o segredo de seu sucesso (v.30). Ilustrando o tema da sabedoria encontrada no livro de Provérbios, essa mulher, em primeiro lugar, temia a reverenciava a Deus.
Um olhar atento para a descrição dessa mulher pode ser de valor inestimável para ajudar todas as mulheres a estabelecerem suas próprias prioridades ao administrar o tempo, os recursos e os dons que Deus lhe deu.
Fonte: Bíblia de estudo, devocinal da mulher - Ed. Mundo Cristão - 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário