novembro 26, 2008

27 de novembro - Dia nacional da luta contra o câncer



"Ainda sem perspectiva de cura para a maioria dos tipos, as estatísticas de casos de câncer e de número de óbitos provocados pela doença não param de crescer. Somente este ano, o Ministério da Saúde estima que cerca de 117 mil pessoas vão morrer vítimas de algum tipo de tumor maligno".


O dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, não é uma data para ser comemorada. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, até o final desse ano, serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos de câncer. Ao todo, 117 mil pessoas vão morrer vítimas da doença, que é a segunda maior causa de mortes no Brasil, só perdendo para os problemas cardiovasculares.


O câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, com 31.590 casos. Em seguida vem o câncer de estômago, com 22.330, e o de pulmão fica em terceiro lugar, com 20.835 ocorrências. O câncer de próstata também é um dos mais preocupantes e está em quarto lugar, com 20.820 casos. O de colo de útero tem 16.270 ocorrências.


Embora o câncer de mama lidere o ranking do número de casos, o de pulmão está no topo da lista em número de óbitos. Somente este ano serão 15.145 mortos. Em seguida vêm as vítimas de tumores de estômago (10.765 mortos), mama (8.670 mortos), próstata (7.320 mortos) e intestino (7.230 mortos).


Pequenas mudanças que fazem grandes diferenças!
Consuma, diariamente, um mínimo de 5 porções de frutas e vegetais variados, preferencialmente os ricos em nutrientes que podem prevenir o câncer: os de cor amarelo-alaranjado e vermelho, frutas cítricas, folhosos de cor verde escuro e crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho, rabanete, couve-de-bruxelas, couve-manteiga);


Use alimentos naturais e integrais com pouco ou sem nenhum processamento;
Inclua no cardápio diário: leguminosas, grãos, sementes e cereais integrais --trigo, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, arroz selvagem, soja, feijões e ervilhas;


Faça refeições que tenham as carnes (magras) como guarnição e não como prato principal;
Limite o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal;
Escolha óleos vegetais saudáveis --óleo de canola e azeite extra-virgem;
Reduza o consumo de salgados, curados, defumados e churrascos;


Substitua o sal por temperos naturais, alho, cebola, gersal (sal com gergelim), ervas aromáticas e especiarias naturais, frescas ou secas (tomilho, manjericão, coentro, hortelã, erva-doce, cominho, pimentas, curry e outras);
Evite ou limite o consumo de bebidas alcoólicas para 2 drinks por dia (homens) e 1 drink (mulheres);


Controle e mantenha seu peso corporal sendo fisicamente ativo e através da prática de exercícios moderados durante, pelo menos, 30 minutos 5 vezes por semana (caminhada, hidroginástica, danças).




Nenhum comentário: