agosto 17, 2011

Crianças podem alisar os cabelos?



Por Patricia Teixeira

Vaidade não tem limites nem idade. Atualmente, as crianças começam a ter contato com o que está na moda cada vez mais cedo e, naturalmente, querem experimentar e fazer os mesmos tratamentos capilares e estéticos que os adultos. Mas nem sempre esses procedimentos podem ser feitos nos pequenos. É o caso dos alisamentos de cabelos.

Embora muita gente não saiba, muitos componentes que deixam os fios alisados não são liberados pela Anvisa para o uso em crianças e é preciso ter cuidado na hora de levar sua filha ao cabeleireiro.

A atriz mirim Laura Barreto, de 9 anos, costuma fazer tratamentos para alisar as madeixas, mas toma cuidado quando o assunto é química. "Acho que toda menina deve ser vaidosa, mas sei que não devo exagerar. Quando for adulta vou usar formol, sim, mas por minha escolha. Com a idade que tenho, sei que não devo exagerar", afirma a pequena.

Com os cabelos naturais enrolados, Laura confessa que durante parte de sua vida o cabelo liso era uma paixão. "Considero meu cabelo muito cheio e achava lindo cabelo liso, por isso quis ter também. Além disso, tive que alisar para fazer a novela 'Caminho das Índias' e agora eu só faço a raiz", acrescenta.

O cabeleireiro que cuida dos fios de Laura, Olivier Costa, do salão Espaço VIP, no Rio de Janeiro, garante que nunca usa produtos proibidos em seus tratamentos: "O formol não pode ser usado de jeito nenhum de acordo com a regulamentação da Anvisa. Mas temos outras opções de escovas que podem ser feitas nas meninas de pouca idade sem causar danos como a Escova de Colágeno, a escova à base de ácido glioxílico e a escova à base de carbocisteína. Elas não possuem nenhum grau de toxidade e podem ser feitas em pessoas alérgicas também".

Apesar das indicações de Olivier, a terapeuta capilar Sheila Bellotti discorda. "Todas as escovas citadas pelo cabeleireiro não têm função de alisar de acordo com suas composições. Essas escovas só vão alisar os fios se tiveram ativos como o ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, entre outros. Muitos procedimentos ou métodos utilizados para alisamento capilar não são registrados pela Anvisa, somente os ativos com os quais eles são feitos. Por isso, é preciso ter muito cuidado", pontua.

Para a especialista, criança não pode fazer alisamento de jeito nenhum. "Crianças não devem estar expostas às escovas que prometem alisar e que possivelmente não sejam registradas. As mães têm que olhar com muita desconfiança para determinados tratamentos. Caso a criança precise alisar os cabelos por algum motivo, as mães podem escolher profissionais que trabalhem com Wella e L'Oréal, pois sei que a linha de alisamento dessas marcas é liberada. Vale lembrar que nem crianças, nem idosos e nem ninguém deve usar formol. Já temos estudos comprovados que o formol mata, é cancerígeno, já foi abolido e é proibido por lei", reforça.

As escovas normais sem nenhuma química e as pranchas alisadoras também são uma boa opção para quem quer ver a filha com os cabelos superlisos. A secretária Marília Ribeiro já se acostumou com a rotina de beleza da filha Maria Fernanda, de 4 anos. "Todo domingo eu faço prancha nela. Não gosto nem de passar a prancha, mas como ela insiste muito, eu acabo cedendo. Ela diz que quer ficar bonita para a tia da escola", diverte-se.

A pequena Maria Fernanda vai ter que se contentar com a prancha para mudar o visual, já que a mãe avisa que química nem pensar! "Não vou apresentá-la aos tratamentos feitos nos salões. Além de não concordar com o uso de qualquer produto químico nos cabelos das crianças, também sei que esses tratamentos são caros e não tenho dinheiro para manter. Minha filha vai ter que ficar só na chapinha mesmo", conclui.

Fonte: Bolsa de mulher

Nenhum comentário: