setembro 10, 2010

Não basta estar na moda. Tem que fazer bem à saúde


Por Mariana Lenharo

São Paulo, 09 (AE) - Não é só uma questão de falta de conforto. O sapato bonito que ajuda a manter a pose e a calça justa, do tipo skinny, que evidencia as formas, pode prejudicar a saúde. Mas, para evitar problemas, não é preciso abrir mão do lado fashion. No caso dos sapatos, o bem-estar do corpo não é mais uma preocupação só das marcas ortopédicas: várias empresas badaladas têm apostado nessa linha.

Basta passar os olhos pelas vitrines para perceber que a elegância já não depende de sofrimento. Se antigamente os sapatos confortáveis eram antiquados e voltados para as mulheres mais velhas, hoje termos como "comfort", "flex" e "therapy" acompanham calçados de marcas que por muito tempo estiveram mais voltadas para a beleza do que para o bem-estar de quem os calça.

"Há 12 anos, somente as senhoras buscavam estes produtos, pois havia a crença de que um calçado confortável era um calçado ortopédico e que isso era sinal de 'problemas nos pés'. As mulheres mais jovens olhavam com preconceito", relata a diretora da marca de calçados Usaflex, Simone Kóhlrausch. "Durante este tempo, nos especializamos em calçados confortáveis. Incorporar itens da moda ao produto foi uma evolução natural", conta. Algumas das características da marca, segundo Simone, são os solados estáveis, palmilhas que amortecem o impacto e tiras distribuídas de uma forma que respeita a anatomia dos pés.

Para a diretora de desenvolvimento da Piccadilly, Ana Carolina Grings, a adoção de peças mais confortáveis reflete o cotidiano cada vez mais agitado das mulheres. "Isso se deve à vida mais atribulada das pessoas. Um sapato confortável com certeza aumenta a disposição no final de um dia muito agitado", diz.

Alguns dos trunfos das marcas que investem no conforto fashion são os materiais especiais e as estruturas diferenciadas. "Investimos na matéria-prima, em materiais que ajudam a absorver a transpiração, palmilhas que hidratam o pé e nos forros macios", diz a gerente de marketing dos Calçados Beira Rio, Maribel Silva. Para ela, a tendência de valorização do conforto é mundial.

A produtora de moda Suzana Ginez, de 25 anos, vê com bons olhos essas mudanças no mercado de sapatos. "Ainda existem muitas marcas de calçados que não valorizam o conforto acima da estética, mas vejo essa mudança ocorrer a pequenos passos. A moda das sapatilhas, que veio e ficou, foi uma grande ajuda para quem preza o conforto, mas precisa de uma boa alternativa ao tênis para poder ir aos eventos sociais", lembra.

Sem aperto - Especialista em pé e tornozelo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a ortopedista Cibele Réssio diz que o principal problema relacionado aos calçados são os saltos. Para ela, os que têm mais de 3 centímetros são inadequados. "E não importa se for do tipo Anabela, plataforma ou quadrado". O impacto dos saltos sobre a saúde foram justamente o tema de sua dissertação de mestrado.

Segundo Cibele, o primeiro sinal de que o calçado é inadequado é a dor. Depois, surgem as calosidades e deformidades, como a joanete - em alguns casos, os dedos começam a ficar mais juntos, são os chamados "dedos em garra". Além disso, a musculatura da batata da perna pode encurtar. E o pior: muitos desses efeitos permanecem mesmo quando a pessoa deixa de subir no salto.

Outro item fashion criticado por alguns médicos é a calça jeans do tipo skinny - que fica justa ao longo de toda a perna. Especialistas advertem: nenhuma calça deve ser justa demais. Segundo o médico Paulo Olzon, professor de Clínica Médica da Unifesp, modelagens muito apertadas podem representar um obstáculo para a circulação, principalmente quando a pessoa precisa ficar sentada por muito tempo. "Durante uma viagem longa, por exemplo, se a calça estiver interrompendo a circulação, pode ocorrer até uma trombose", afirma o clínico.

Para os homens, há um mito de que a calça muito justa, se usada prolongadamente, dá origem a problemas urológicos e à infertilidade, mas segundo Olzon isso não tem comprovação científica. No caso das mulheres, a modelagem apertada pode ser perigosa: ela favorece o surgimento de problemas ginecológicos, já que abafa a região, promovendo um ambiente propício para fungos e bactérias, afirma o médico.

Confortáveis, mas...

Fora do Brasil tem muita gente que não se importa com a aparência dos sapatos, desde que eles deixem seus pés à vontade. Jovens atrizes de Hollywood, como Kirsten Dunst, que atuou em "O Homem Aranha", e Maggie Gyllenhaal, estrela de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", foram vistas recentemente usando uma marca de sapato alemã chamada Worishofer. Com design antiquado, eles bem que poderiam estar nos pés das avós das estrelas hollywoodianas.


Para a extravagante Helena Bonham Carter, atriz de Alice e mulher do diretor de cinema Tim Burton, o sapato da marca Z-Coil foi a solução para dores nos pés e na coluna. Com uma grande mola visível no calcanhar, o calçado promete maravilhas, mas não convence com sua aparência um tanto inusitada ...

Sapatos funcionais

Para quem não tem tempo de ir à academia, uma simples caminhada pode melhorar abdômen, glúteos e pernas, além de ajudar a melhorar a postura. Isso se a pessoa estiver calçando um "tênis funcional", também chamado de "tênis tonificante", artigo que começa a ganhar espaço nas prateleiras. Luis Alfredo Maia, diretor do grupo americano Skechers no Brasil, que é líder no mercado de tênis funcionais com o modelo "Shape-up", afirma que quem anda com o calçado já está se exercitando. "É como caminhar em uma areia bem fofa. Torna-se muito mais fácil de fortalecer outras partes do corpo", compara.


O segredo, segundo Maia, é que o Shape-up tem um solado abaulado. A ortopedista Cibele Réssio explica que isso faz com que a pessoa fique instável sobre o tênis, estimulando a musculatura de várias partes do corpo. Ela já experimentou o modelo Easytone, da Reebok, que tem o mesmo princípio. "Quando vou caminhar no Ibirapuera (parque localizado na zona sul de São Paulo) com esse tênis volto acabada. Quando vou com outro, não sinto nada. Funciona mesmo", afirma.

Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário: