maio 19, 2010

Quando é que nós adoramos em espírito e em vedade 3/3




Por Elmer G. Klasser
continuação...
A menos que nos deleitemos no Senhor à maneira de Deus, não podemos esperar que os cristãos se tornem vencedores. Enquanto não pudermos dar testemunho de que somos vencedores, nós não temos muito motivo para testemunhar. Se nossas reuniões de testemunho não honram a Deus pela libertação do pecado, nós perdemos de vista o porquê do Evangelho nos ter sido dado. Muitos cristãos ainda precisam aprender a adorar um Deus vitorioso.

O apóstolo Paulo tinha os seus problemas com os cristãos em Corinto. Ele não prometia salvação para aqueles que continuassem em pecado. Ele os exortou a se prepararem para adorar a Deus, examinando-se a si mesmos para verificar se estavam na fé.
Ele advertia que Jesus Cristo não estaria neles se falhassem no teste de crer na obra completa de Jesus na cruz. Eles deveriam buscar a perfeição, ter um só pensamento, viver em paz uns com os outros e com Deus.

Para resolver os problemas deles, Paulo não os encaminhou para um conselheiro bem treinado, mas os instruiu a se reunirem como igreja todos os domingos para comerem pão e beberem vinho juntos para se lembrarem da morte de Cristo na cruz por eles e da Sua ressurreição vitoriosa sobre o sepulcro para lhes dar a vitória. Deveriam participar da Comunhão, observar a Ceia do Senhor com regularidade. Negligenciar esta prática, Paulo lhes ensinou, é a razão porque muitos cristãos são fracos e doentes e “alguns já dormem.”

Tomar a Ceia do Senhor é muito mais do que ir à igreja no domingo de manhã e comer um pouco de pão e beber um gole de vinho com outros cristãos declarando com isto que somos membros de uma igreja. Tirar tempo para ser santo antigamente significava tomar tempo no sábado à noite não somente para estudar a lição da Escola Dominical, mas utilizar a linha telefônica comunitária para acertar algumas coisas com os vizinhos, mesmo que se ouvisse um ruído indicando que outras pessoas poderiam estar ouvindo aquilo que estávamos dizendo em preparação para a Ceia do Senhor da manhã de domingo. Talvez esta preparação para o culto de domingo de manhã fosse a razão pela qual nunca tivéssemos visto um policial e pensássemos que advogados e juizes existiam só para os impiedosos.

Tem de haver uma preparação para a adoração se quisermos adorar a Deus em espírito e verdade. Foi assim que o apóstolo Paulo disse aos cristãos de Corinto que deviam se preparar. “Qualquer que comer este pão e beber o cálice do Senhor indignamente será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo”(1 Coríntios 11.27-32).

Onde adoramos a Deus em espírito e em verdade? Quando é que nos deleitamos no Senhor? Nós adoramos em espírito e em verdade e nos deleitamos no Senhor quando nos encontramos na presença de Deus depois de nos termos preparado para esse evento. Deus é adorado em espírito e verdade quando os cristãos abandonam a amargura e a inveja, têm paz com Deus e são um em espírito com aqueles que adoram o mesmo Deus.
Adorar a Deus é declarar corporativamente que Jesus Cristo é o nosso Senhor vitorioso. É para isto que existem os domingos. As noites de sábado são boas para acertar as coisas em preparação para adorar a Deus em espírito e em verdade.

A negligência na observância exata da Ceia do Senhor tem levado muitos evangélicos para os psicólogos. Isto acaba tornando-se muito caro e desastroso em muitos casos. Muitos evangélicos são fracos e doentes porque não levaram em conta a correta observância da mesa do Senhor.

Nesta edição publicamos mensagens de homens de diferentes denominações, não para provocar controvérsias, mas porque estamos determinados a enfocar a adoração, junto com outros cristãos, do verdadeiro Deus pessoal que é o nosso único objetivo. Deus não nos dará um avivamento a menos que aceitemos outros crentes no Senhor Jesus Cristo como nossos irmãos e irmãs em Cristo! Nós estamos trazendo juízo sobre nós mesmos quando participamos da Comunhão e comparecemos à mesa do Senhor rejeitando outros irmãos crentes no nosso Deus.
Todos os artigos que publicamos têm o propósito de dirigir a nossa atenção para a vitória do cristão sobre o pecado, e para a liberdade, alegria e esperança que temos em Deus aqui e agora, nesta terra, pela fé Nele.

Um comentário:

O Pastor disse...

Exelente texto.
Peguei a p3, vou ler as anteriores.

PAZ.