Como diz a sabedoria popular, a preocupação é que faz os cabelos ficarem brancos, não é mesmo? O dermatologista Marcelo Bellini explica que, embora a afirmação tenha um quê de verdade, o que ocorre é resultado da própria fisiologia humana. A canície, nome científico dado à despigmentação capilar, acontece devido à falta de formação de melanina, responsável pela cor dos melanócitos, as células formadoras da matriz dos cabelos, e está associada principalmente a fatores genéticos.
Porém o stress e traumas emocionais também pode ser causadores. Em geral, explica Bellini, os homens têm um embranquecimento mais acelerado que as mulheres, com maior quantidade de fios e mais precocemente, mas não existe nenhum estudo que justifique essa incidência. A idade em que os fios brancos começam a aparecer é variável, mas normalmente isso acontece após os 30. Nas negras, depois dos 40.
Para os portadores da Síndrome de Werner, a despigmentação costuma chegar antes dos 20 e tem rápida progressão. O dermatologista paulistano lembra que distúrbios hormonais e alterações da tireóide podem precipitar o aparecimento. Com relação à dieta existem estudos que correlacionam a canície à carência de zinco (presente em sementes, carnes, peixes, ovos), cobre (grãos, soja, salmão, folhas verdes) e ácido pantotênico (fígado, ovos, peixes, grãos integrais, verduras escuras etc).
Como é o fio branco?
Os fios brancos não são mais fracos que os coloridos. Ao contrário. "Geralmente se apresentam mais fortes e rebeldes, pois as cutículas são mais fechadas e coesas", esclarece Bellini. Também não há correlação entre canície e calvície, ou seja, os cabelos brancos não necessariamente vão cair. Inclusive, contrariando o que reza a crendice popular, não é recomendável arrancar os fios descoloridos, sob pena de se enfraquecer a matriz, interrompendo-se o crescimento capilar naquela área.
Fique por dentro: a palavra "grisalho" vem de "gris", cinza em francês, cor que as cabeças com os cabelos brancos adquirem se observados a uma certa distância. Obviamente nos cabelos escuros nota-se com maior nitidez o aparecimento de fios brancos - e geralmente mais precocemente. Já as loiras e ruivas tendem a desenvolvê-los mais tardiamente. E se você pensa que eles surgem apenas na cabeça, atenção: com o avanço da idade, atingem a região pubiana e, no caso dos homens, o tórax.
Fonte: Bolsa Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário