abril 06, 2010

Quase todo Mundo...

Por Milton Paulo

JOÃO 3.1 – 21

Ainda começando o ano, nada melhor do que relembrar nossos alvos e destino da nossa peregrinação cristã.


  1. Ser um sinal histórico do reino de Deus;
  2. Mobilizar pessoas. Oportunidade a todos, não “o melhor”, “o único”. Você quer servir a Deus? Há um leque enorme de oportunidade: crianças, misericórdia, diaconia, louvor, liderança de PG, etc! Porém, saiba: isso não é um momento pontual! É para o ano inteiro. Serviço é uma expressão do que somos, é a consciência de que não vivemos para nós mesmo (o ano todo e um dia por semana prestamos serviço). Não, é integral e permanente. Também, não é para desencargo de consciência (pequei muito essa semana, deixa eu fazer alguma coisa aqui para ajudar), é extensão da nossa vida;
  3. Priorizar relacionamentos. Não temos patrimônio. Tudo alugado. Sempre perguntamos: O que é mais confortável ou prioritário?
  4. Materializar o reino: Trabalho social, trabalho em comunidade, trabalho diferenciado. O serviço ao Senhor se expressa no serviço ao próximo. Dentro e fora das quatro paredes da sala de reuniões;
  5. Não estamos fazendo filantropia! Somos uma igreja, não somos uma ONG. Queremos obedecer ao Pai e fazermos o que temos visto Ele fazer.

Enfim, queremos expressar aspectos, dimensões e realidades do evangelho. Não somos completos, mas temos um chamado e uma vocação. (DNA);

Quando a igreja inverte a sua prioridade ela começa a se perder e perder a sua missão. Por isso, algumas prioridades são muito claras pra mim:

Serviço;

Relacionamento: Carinho; atenção,

Treinamento;

Recurso: Financeiro, pessoal, intelectual. Sobre isso:

A matemática comum funciona com soma: Você junta, amealha, poupa, daí você tem. A matemática do reino é diferente: tem mais quem doa com generosidade. A matemática do reino de Deus funciona com a partilha e a divisão. Isso vale pra tudo. Nossa riqueza é para abençoar gente e abençoar pessoas. Compartilhar, repartir.

Para o reino de Deus quanto mais doamos, mais nos tornamos ricos. Isso é uma questão de consciência. Quanto eu vou doar? Doar de mim, do meu? Quanto?

Se isso fugir do nosso coração, ficamos mais pobres. Não pobres no bolso. Mas pobres na alma. Vamos nos tornando mesquinhos. Avarentos. Encolhemos nosso horizonte de vida. Nosso horizonte de comunidade.

Evangelizar é demonstrar o evangelho com a vida. Nossa palavra. Nossas ações. Essa é a boa teologia.

Quero lembrá-lo: Deus tem um coração que abraça o mundo e, isso não é o mesmo que dizer: Deus é amigo de todo mundo. Porque não é todo mundo que é amigo de Deus. A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem. Salmo 25.

Na leitura que fizemos… tem gente fora das fronteiras de Deus. Quem pratica o mal, odeia a luz, detesta câmera escondida!

Reino de Deus não é confissão verbal. É modo de vida. Sentido, maneira como você organiza o jeito de viver.

Por isso, abraçamos e recebemos todo mundo. Mas temos a responsabilidade de dizer que Deus não é amigo de todo mundo. Que há um jeito de ser amigo de Deus.

Somos uma comunidade que abraça o mundo. Mas, nossas fronteiras são claras. É preciso uma experiência de ruptura.

O convite é para discernirmos o Senhor, fazermos parte de uma comunidade e tornar o reino visível.

Comprometimento com o sonho de Jesus. Seus ideais. Compromisso firmado. Submissão, comunhão, engajamento em sinalizar o reino.

Somos uma comunidade de portas abertas. Mas… O reino de Deus tem fronteiras.

Deus abraça todo mundo, mas ele não é amigo de todo mundo. E a VCafé? Nós abraçamos todo mundo e não nos colocamos no lugar de Deus. É Deus quem vai julgar e, só Ele. Mas nunca deixaremos de alertar: Deus abraça todo mundo, mas não é amigo de todo mundo. Isso é mais que estar numa igreja. Mais que participar de um sacramento. É vida comprometida.

Não vamos ficar “xerifando” a vida de ninguém, mas nunca vamos deixar de convidar e conscientizar as pessoas ao engajamento, ao compromisso, a vida santificada…

Nosso abraço não está legitimando você, dizendo que concordamos com o modo como você vive, absolvendo você, concordando com o jeito que você vive. Nosso abraço é uma forma de mostrarmos como é nosso Deus. Ele faz chover sobre justos e injustos. Nós também! As portas estão sempre abertas! E para fazermos isso, deixamos claro: Deus não é amigo de todo mundo, porque não é todo mundo que quer ser amigo de Deus.

A VCafé acolhe todo mundo, mas temos apenas um mediador entre nós e Deus. Apenas um confessor. Apenas um que pode perdoar: Jesus Cristo.

Que o Senhor nos dê de si e, nos mostre a cada dia sua vontade!

Fonte: Vineyard Café

Nenhum comentário: