março 25, 2010

O QUE ENSINAR?

1194741_93162208

Por Milton Paulo

Vivo a expectativa de participar da formação de cristãos maduros. Pensantes. Responsáveis por suas decisões. Pessoas que aprenderam na presença do Senhor cuidar da própria vida e responder por suas escolhas.

Vivo a expectativa de não conviver com pessoas acomodadas. Pessoas que vivem seguindo a multidão, sem pensar por si só, sem escolher, sem se responsabilizar.

Porém, viver essa vida responsável, parece um desafio inigualável nessa era em que não se tira tempo nem mesmo para examinar a própria vida!

Como formar cristãos maduros?

Ensinando as pessoas a explorar os assuntos da atualidade num contexto de fé. A vida não é compartimentalizada, ela é um todo. Não dá pra dividir a vida em camadas. A vida é um todo que deve ser vivida 100% na presença de Deus. Meu relacionamento com minha esposa é tão sagrado quanto meu tempo devocional com Deus. A maneira como eu trato minha filha deve refletir o meu amor por Deus. A minha misericórdia pelo necessitado precisa ser extensão da minha vida. Contemplar um por do sol deve levar meu espírito em devoção a Deus. Aplaudir Bono Vox no final de uma apresentação impecável deve honrar o Criador, “Pai das luzes, de onde procede toda boa dádiva”!

Ensinando as pessoas a apresentar as perspectivas de sua fé de uma maneira desafiadora. Infelizmente, parece que alguns crentes não conhecem sua própria fé, pois conhecem somente sua própria crença. Pessoas trancadas em seus guetos, onde a familiaridade leva a desatenção e, a desatenção leva a displicência. Nossa fé precisa ser entregue de modo atraente em uma sociedade que não aceita a mesma autoridade. Para isso, precisamos entender nossa fé. Entender o que cremos. Porque cremos. Saber de onde viemos, onde estamos e para onde estamos indo.

Ensinando as pessoas a necessidade de uma reflexão inteligente. Muitos vêem o cristianismo como antiintelectual e se chocam com essa falha da mente cristã. Como Bertrand Russell declara: “Muitos cristãos preferem morrer a pensar – isso é um fato!”. A profunda crise do dias de hoje, clama por uma reflexão atenta, vinda de homens e mulheres preparados a romper com uma geração desatenta e conformista. Nossa geração precisa livrar-se do discurso simplificado, para recuperar a capacidade de pensar, com uma disposição agressiva, como exigem os assuntos e nossa era.

Ensinando as pessoas a confiar no sobrenatural de Deus. Nenhuma fonte de renovação é mais certa e poderosa que o reavivamento espiritual. Fé é aventurar-se sob as ordens de Deus. Desistir da esperança e da vantagem do que vale a pena – Deus, o bem, o verdadeiro, o justo e o maravilhoso – é idêntico a preguiça.

Sonho com dias melhores e creio que esses dias melhores virão com pessoas melhores. Gente comprometida com o reino numa conspiração divina em combate ao caos. Gente de Deus, que marcha sobre a terra fazendo diferença.

Maranata!

Fonte: Vineyard Café

Nenhum comentário: