março 16, 2010

Cuidados com um bebe prematuro em casa.

Quando meu filho vai poder ir para casa?




O bebê recebe alta quando está se alimentando bem e ganhando peso, sem outros incidentes. Isso pode acontecer mais ou menos quando chegar ao que seria a 36a semana de gestação, ou ele pesar pelo menos 1,75 quilo. Se ele tiver nascido antes de 30 semanas, entretanto, pode ser que só volte para casa na época da data prevista para o parto, ou até mais tarde.

É emocionante finalmente levar o bebê para casa, depois de tanta espera. Mas um bebê que tenha passado algum tempo na unidade de tratamento intensivo pode parecer bem frágil, e é normal que os pais fiquem preocupados e temerosos. Sempre que tiver dúvidas, vale a pena procurar a equipe da maternidade ou o pediatra para receber mais orientações e até um treinamento para levar o bebê para casa.

Amamentação;

A amamentação é a melhor fonte de nutrientes para o bebê. Dê o peito sempre que seu filho quiser, e acorde-o para mamar se ele estiver dormindo há mais de quatro ou cinco horas, durante a noite. O neném vai precisar das mamadas noturnas para recuperar o tempo perdido.

É normal que a criança passe algum tempo no peito só olhando para você, ou \"treinando\" o movimento de sucção. Com isso, ela estimula a produção de leite, e vocês vão poder aproveitar a tranquilidade de estar em casa, e não no ambiente do hospital.

A recomendação oficial do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que todos os bebês sejam amamentados exclusivamente no peito até os 6 meses, e que depois disso o leite materno seja mantido na alimentação até os 2 anos ou mais. Para prematuros, isso é ainda mais importante, portanto vale a pena um esforço extra para manter o aleitamento pelo máximo de tempo possível. O pediatra poderá orientá-la caso você precise voltar a trabalhar.

Oxigenoterapia domiciliar:
Alguns bebês podem precisar receber oxigênio ainda em casa. Se for o caso do seu filho, você receberá informações dos profissionais do hospital sobre o equipamento.

Como lidar com as visitas:
Faça o máximo para não expor o bebês a infecções. Peça aos amigos e parentes que não façam visitas ao bebê se estiverem resfriados, com tosse ou com qualquer tipo de infecção. Se mesmo assim eles vierem, evite que peguem o bebê no colo. Esse cuidado é especialmente importante se a criança não estiver sendo amamentada, já que o leite materno ajuda a proteger o bebê de infecções.

Fumo :
A presença de fumaça de cigarro em casa eleva o risco de morte súbita infantil. Bebês de baixo peso ao nascer correm mais risco. Além disso, a fumaça do cigarro aumenta o risco de o bebê ter asma e infecções.

Medidas de segurança :
Há várias providências para reduzir ao mínimo o risco de morte súbita:
• Não superaqueça o bebê na hora de dormir. Evite o excesso de roupas.
• Só use mantas e cobertores abaixo da linha da axila, para que o bebê não se enrole neles.
• Ponha o bebê para dormir de barriga para cima.
• Não deixe seu prematuro pular mamadas durante a noite (siga a orientação do pediatra).
• Não deixe ninguém fumar na sua casa.


Cuide de si mesma :
Trazer um recém-nascido para casa já não é fácil, com todas as adaptações ao seu novo papel de mãe e à nova dinâmica doméstica. No caso de um prematuro, a dificuldade aumenta, por isso talvez você precise de ajuda.

Não vai sobrar tempo para muita coisa

Bebês prematuros levam mais tempo para diferenciar o dia da noite, principalmente se ficaram internados na unidade de terapia intensiva, e precisam mamar com mais frequência.

Isso significa que você vai ter de administrar mamadas a toda hora e padrões imprevisíveis de sono, e conciliar tudo isso com as outras tarefas da casa e possivelmente outros filhos (além da sua necessidade biológica de sono!).

Você vai precisar de ajuda e de apoio

Com a vida corrida de hoje em dia, as famílias já não contam com tanto apoio de parentes como antigamente. Se você não tiver parentes que morem perto, aceite a ajuda de amigos. Mães de crianças pequenas serão especialmente compreensivas nessa fase.

Adote precauções extras na hora de contratar uma babá ou de deixar seu prematuro com alguém, pelo menos enquanto ele for bem pequeno. Sempre que for sair, deixe um número de telefone onde possa ser encontrada e o telefone do médico.

.....Acho que é muito importante saber disso, principalmente uma mamãe que tem um bebe prematuro!!!.....

Fonte: Bolsa Mulher

Nenhum comentário: