janeiro 24, 2010

Como limpar telas LCD de laptops ou telas planas


O monitor de TFT ou LCD é um dos componentes mais caros de seu notebook ou desktop e é uma peça muito sensível a sujeira, marcas de dedos e outras tantas impurezas .

Muitos se perguntam qual seria a forma correta e mais adequada de fazer a limpeza periódica dos monitores, se com pano úmido ou seco, água ou álcool, e com que freqüência. E ainda mais, como limpar uma tela LCD sem ter que comprar um daqueles produtos químicos caros e difíceis de ser encontrados nos supermercados?

É mesmo necessário tomar algumas precauções e usar de alguns métodos antes de limpar o monitor [isso se aplica a HDTVs, projetores de TVs e TVs de Plasma também]

Imagine que os displays de LCD sejam como a pele sensível e delicada de um bebê - Então seja bem suave e nunca manuseie a tela com muita força ou pressionando-a com os dedos.

Segundo, arranje um pedaço de pano fino - um daqueles lenços velhos da mamãe são perfeitos mas não use papel, toalhas de papel nem toalhas de banho porque qualquer impureza no tecido pode arranhar o seu monitor permanentemente [como areia ou algo assim]

Desligue o monitor ou configure a área de trabalho para preto, escondendo os ícones, e minimize as janelas abertas. Isso vai ajudar a você identificar as áreas sujas do monitor.

Para preparar uma solução de limpeza, você precisará de água deionizada ou destilada e vinagre ou álcool isopropil [uma garrafa de vodka seria perfeito] - Não utilize água da torneira ou água mineral porque podem deixar marcas esbranquiçadas na tela devido aos sais dissolvidos.

Dilua o vinagre com a água destilada [1:1] e borrife no pano. Nunca borrife qualquer líquido direto no LCD. Umedeça o pano com essa solução caseira e passe no monitor indo somente em uma única direção - do alto para baixo.

Palavra de cautela: Certifique de que a tela de LCD está seca antes de fechá-la ou usar o computador. Não use qualquer solução que contenha acetona, tolueno, ácido, amônia ou cloreto metil. Nunca toque o monitor LCD com os dedos porque isso pode queimar alguns pixels.

Fonte: Consultoria

Nenhum comentário: