outubro 16, 2009

A ocupação de uma Dra em desenvolvimento infantil



Certo dia, uma mulher chamada Arme foi renovar a sua carteira de motorista. Quando lhe perguntaram qual era a sua profissão, ela hesitou: não sabia como classificar.

O funcionário insistiu: "o que eu pergunto é se tem um trabalho. Vou co­locar como dona de casa", disse friamente.

Uma amiga sua, chamada Marta, soube do ocorrido e ficou pensando a respeito por algum tempo. Num determinado dia, ela se encontrou em uma situação idêntica.

A pessoa que a atendeu era uma fun­cionária de carreira, segura, eficiente. O formulário parecia enorme, interminável. A primeira pergunta foi: "Qual é a sua ocupação?"

Marta pensou um bom tempo e, sem saber bem como, respondeu: "Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas."

A funcionária fez uma pausa e Marta precisou repetir, pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.

Depois de ter anotado tudo, a jovem ousou in­dagar: "Posso perguntar o que a senhora faz exatamente?" Sem qualquer traço de agitação na voz, com muita calma, Marta explicou: "Desenvolvo um programa a longo prazo, dentro e fora de casa."

Pensando na sua família, ela continuou: "Sou responsável e já tenho quatro projetos.

Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é de 14 horas por dia, às vezes 24 horas."

À medida que ia descrevendo suas rés- ; ponsabilidades, Marta notou o crescente tom de respeito na voz da funcionária, que preencheu todo o formulário com os dados fornecidos.



Quando voltou para casa, Marta foi recebida por sua equipe: uma menina de 13 anos, outra de 7 e outra com 3. Subindo ao andar de cima da casa, ela pôde ouvir o seu mais novo projeto, um bebé de seis meses, testando uma nova tonalidade de voz.

Feliz, Marta tomou o bebé nos braços e pensou na glória da maternidade, com suas multiplicadas responsabilidades e horas intermináveis de dedicação:



- Mãe, onde está o meu sapato?
- Ôh!Mãe! Me ajuda a fazer a lição?
- ManhÊ, o bebé não para de chorar.
- Mãe! Mãããe! Você me busca na escola?
- Mãe, você vai assistir à minha dança?
- Mãe, você compra? Mãe...Mãe...Mãnhê...

Enviado por Bereiano

Nenhum comentário: