setembro 09, 2009

Tire um tempo pra descansar! Veja como criar um SPA em casa.

Saiba como criar um espaço terapêutico no conforto do lar.


Você busca o bem estar, mas por algum motivo não pode frequentar um SPA? Seja por falta de tempo ou dinheiro, isso não é mais desculpa para relaxar. Sabe aquele cantinho sem muita utilidade na sua casa? Que tal transformá-lo num ambiente super especial? Confira algumas dicas de profissionais para criar um mini SPA



Tudo começa pelo ambiente. Se você tem um espaço sobrando, seja uma sala, um cantinho do seu quarto ou um banheiro, saiba que é possível transformar pequenos espaços em retiros para fugir do estresse do dia-a-dia. Segundo o arquiteto e designer de interiores Fuad Murad, algumas dicas simples podem ajudar a compor esse lugar. “Tudo começa pela iluminação. É possível fazer um jogo de luzes sem precisar gastar muito. Desligue (ou troque) as lâmpadas fortes e claras, por luminárias ou velas e crie um clima mais aconchegante e tranquilo.”, explica Fuad.

Se você mora num grande centro urbano e não tem contato com a natureza tente dar um frescor campestre no seu mini SPA. “Uma ótima opção é colocar vasos de plantas, cascalhos de árvores ou chumaços de alecrim ou erva doce”, indica o decorador. Dê preferência às flores e plantas de maior durabilidade, que resistem a ambientes mais úmidos e não necessitam de tantos cuidados e exposição ao sol.

“Os bonsais, por exemplo, além de serem decorativos, proporcionam calma e paz ao ambiente.

Mas, se você busca um cantinho mais refinado, as Orquídeas Dendrobium amarelas. Uma versão é colocá-la dentro de um cachepot de madeira artesanal e também vai super bem em espaços fechados. Para finalizar, recomenda-se espalhar almofadas, tecidos coloridos e tapetes pelo chão.

Relaxamento

Depois de deixar o ambiente com a sua cara, você pode apostar em essências relaxantes. É possível encontrar aromatizantes de ambientes com cheirinho de Erva Doce e Lavanda. O perfume de erva doce é ideal para relaxar e trazer tranquilidade ao ambiente, já o delicado aroma de lavanda proporciona a sensação agradável do campo ao lar.

Segundo Odete Magalhães, terapeuta diretora do Espaço Tanggüh em São Paulo, existem diversas possibilidades de transformar técnicas de relaxamento de SPAs para dentro de casa. Comece por um escalda-pés. “Prepare uma infusão (em média 36 graus) com 3 colheres de sopa de alecrim, 3 colheres de bicarbonato de sódio, 3 punhados de sal grosso e pingue algumas gotas de óleo de lavanda. Coloque tudo isso numa bacia e molhe os pés até o joelho.”, explica Odete Magalhães.

De acordo com a terapeuta, o sal trabalha a eletricidade do corpo e ajuda a relaxar. Depois do escalda-pés, uma auto-massagem na sola dos pés também é uma ótima pedida para ativar os pontos do corpo. “Massagear os pés com uma bolinha no chão também é um excelente exercício de relaxamento.”, diz Odete.

Para a esteticista e terapeuta Janaína Saraiva do espaço Aono em São Paulo, os banhos Aromáticos também são uma ótima opção.
“Pode parecer simples, mas é de fato um método eficaz, pois o óleo ou as ervas atuam de duas maneiras: por penetração na pele e por inalação, uma vez que a água morna provoca evaporação e a criação de uma nuvem aromática no ambiente”, diz Janaína.

Veja as sugestões de banhos da especialista:

-Na banheira

- 1 colher de sopa de óleo vegetal;
- 10 gotas de óleo de Manjericão;
- 10 gotas de óleo de Lemongrass;
- 10 gotas de óleo de Gengibre.

Coloque o óleo vegetal em um recipiente e misture os outros óleos. Despeje a mistura na água da banheira, já aquecida em no máximo 37 graus. Permaneça em imersão por até 30 minutos. Para complementar, beba chá quente de gengibre com cravo ou maçã e limão, e deguste nozes ou uvas passas.

-No chuveiro

- 1 litro de água mineral fervida;
- 10 folhas de manjericão;
- 10 folhas de capim-santo, também conhecido como erva-cidreira;
- 1 raiz de gengibre pequena picada.

Faça o preparo em infusão como se fosse um chá. Coloque em um recipiente grande em temperatura de no máximo 30 graus. Após o banho normal, jogue por todo o corpo, do pescoço para baixo.

O manjericão possui ação diurética, sedativa e combate a depressão, o capim-santo tem ação relaxante, ajuda a combater o esgotamento mental e a enxaqueca e o gengibre possui ação reconfortante e desintoxicante e ajuda a melhorar a celulite.

Fonte: Msn Onne

Nenhum comentário: