setembro 15, 2009

Ministério da Saúde espera vacinar 14,7 milhões de crianças contra a poliomielite


A campanha de vacinação contra a poliomielite está marcada para o dia 19 de setembro. Neste ano, a meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 14,7 milhões de crianças. Todos os menores de 5 anos devem ser vacinados, mesmo os que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia e os que participaram da primeira etapa da campanha, em junho.

A primeira versão informativa da data da vacinação seria no sábado, 22. Na verdade, em razão da epidemia de gripe suína, para não saturar ainda mais o sistema de saúde, o governo decidiu adiar a campanha para 19 de setembro. A reportagem informava também que seriam 17 milhões de crianças vacinadas. Mas a expectativa mais recente é de 14,7 milhões.)

A poliomielite é causada pelo poliovírus selvagem e se caracteriza por febre, mal-estar, dor de cabeça e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra a hepatite.

Fonte: G1 Globo

Nenhum comentário: