julho 20, 2009

20 de julho - Dia do amigo


Foi o argentino Enrique Ernesto Febbraro, dentista, músico e professor de sociologia, filosofia e história que resolveu comemorar a data neste dia. Motivo? Em homenagem ao dia em que o homem pisou a lua. E hoje faz exatamente 40 anos que Neil Armstrong desceu da Apollo 11 e deu "o pequeno passo para um homem e um grande passo para a humanidade".

E o argentino em questão não parece ser nada lunático. No país vizinho, a data é comemorada de verdade. Cartões, presentes e provas de amizade são levados a sério. E isso é, segundo os estudiosos, muito bom tanto para a saúde psicológica quanto para a física. "Alguns estudos mostram que quem tem amigos vai menos ao hospital e, quando vai, se recupera na metade do tempo. As pessoas sem amigos estão mais sujeitas à depressão, problemas com drogas", diz Ailton Amélio da Silva, psicólogo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Antonio Carlos Amador Pereira, psicólogo, psicoterapeuta e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC)/SP, a amizade é necessária para todos. "Tanto é que as crianças, quando não têm amigos, inventam os imaginários."

Mas para nós, o verdadeiro amigo é aquele que não falha. Que é fiel em todas as horas, que nos consola,nos abre os olhos pra ver muito além de nossos problemas.
É aquele que está perto nas horas incertas e que quando choramos enxuga nosso pranto.

O que está presente quando estamos sozinho, é aquele que nos dá alegria, felicidade e que vida aos nossos dias.
Ele é o amigo mais chegado que um irmão, que nos amou e ama incondicionalmente.
Ele é Jesus.

Aos amigos humanos, meus singelos "Feliz día" e ao meu supremo amigo um: -"Obrigada por me deixar ser sua amiga. Tu és o meu melhor amigo".

Jonara

Um comentário:

Cíntia Mara disse...

Olá!

Feliz dia do amigo pra vc!

1000 beijos