maio 07, 2009

Eritréia - Cristãos presos por sua fé em Cristo Jesus

Eritréia está em 9º lugar, na classificação de países perseguidos.
Há cerca de 1.800 cristãos presos por sua fé na Eritréia.
Abaixo, listamos o nome de alguns cuja história é conhecida. Por enquanto, não temos acesso a esses cristãos, mas oremos:
Abune Antonios
Ex-patriarca da Igreja Ortodoxa, destituído de seu cargo por uma ordem do governo em janeiro de 2006. Desde agosto de 2005, Abune Antonios permanece sob guarda policial em Asmara, proibido de deixar sua residência e agora sem o direito de receber visitas. Acredita-se que Abune Antonios tenha caído no desfavor do governo ao protestar contra a prisão, em março de 2005, de três padres ortodoxos ativos em movimentos de escola dominical.

Daniel Heilemichel
Daniel Heilemichel, pastor da Igreja Carismática Palavra de Poder, foi levado de sua casa em 23 de fevereiro de 2006. Foi colocado na detenção do 2º Distrito Policial de Asmara. Um cristão da cidade disse: “A esposa dele está muito aflita”, mencionando que os dois se casaram apenas um mês antes da prisão de Daniel.

Dawit Mesghena
Membro da Igreja Rema, em Adi-Segdo, foi preso em sua casa em 5 de julho de 2004, sem nenhuma explicação por parte da polícia militar. Ele foi levado para o campo militar próximo de Asmara.

Demoze Afwerki
Cristão luterano preso em 18 de março de 2005.

Elsa Ghermay (1974)
Membro da Igreja do Evangelho Pleno, ela foi presa, em 5 de julho de 2004, enquanto compartilhava sua fé em uma estrada de Asmara. Ela foi levada para a prisão militar Mai Serwa.

Kifle Gebremeskel
Preso em 23 de maio de 2004, sem acusação. Ele foi detido em Wongel Mermera, centro de investigação do Governo, em Asmara, desde agosto de 2004, e não pode ter contato com sua família.

Futsum Gebrenigus
Pastor preso em 2005.

Futsum Kuluberhan
Clérigo da Medhane Alem, movimento de escola dominical da Igreja Ortodoxa, preso em 13 de março de 2005.

Gebremedhin Georgis
Clérigo da Medhane Alem, movimento de escola dominical da Igreja Ortodoxa, preso em 13 de março de 2005.

Habteab Oqbamichael
Líder leigo da Igreja Rema preso, com sua esposa e cinco filhos, durante a noite de 18 de março de 2004. Ele é mantido na prisão Adi Abeto, localizada fora de Asmara.

Hagos Abraha
Pastor da Igreja do Evangelho Pleno, preso em 2005.

Haile Naizgi
Pastor líder da Igreja do Evangelho Pleno, preso em 23 de maio de 2004, sem acusação. Ele foi detido em Wongel Mermera, centro de investigação do Governo, em Asmara, desde agosto de 2004, e não pode ter contato com sua família. Ainda não foram divulgadas as acusações contra ele. Ele é casado e tem quatro filhos.

Isaac Mehari
Pastor da Igreja Kale Hiwot, preso em 2005.

Iyob Berbe
Pastor da Igreja Kale Hiwot, preso em 2006. No início de 2007, ele estava hospitalizado com sérios ferimentos. O pastor Iyob foi submetido a duras punições militares que exigiram tratamento médico de emergência no Hospital Público Mendefera. Desde essa época, ele foi transferido para o Distrito Policial de Mendefera, onde permanece preso por recusar assinar documentos abjurando sua fé e atividades evangelistas.

Kelete
Líder leigo da Igreja Rema presourante a noite de 17 de março de 2004, enquanto fazia uma devoção familiar em casa. Sua esposa, seis filhos e sogro também foram presos. Eles estão mantidos na prisão Adi Abeto, localizada fora de Asmara.

Kidane Gebremeske
Pastor da Igreja do Evangelho Pleno detido e preso em 2005.

Kidane Weldou (1950)
Kidane Weldou, pastor líder da Igreja do Evangelho Pleno, desapareceu nas ruas de Asmara, em 18 de março de 2005, presume-se que foi detido por forças de segurança eritréias. Nem a família nem a igreja conseguiram descobrir seu paradeiro ou sob que acusações ele é mantido preso. Ele é casado e tem quatro filhas.

Kiflu Gebremeske
Pastor líder da Igreja do Evangelho Pleno preso em 23 de maio de 2004. Preso, sem acusação, em Wongel Mermera, centro de investigação do Governo, em Asmara, desde o último mês de agosto, todo contato com a família foi cortado.

Learemedhiu
Pastor preso em 2005.

Meaza Aray (1970)
Membro da Igreja do Evangelho Pleno, ela foi presa, pela segunda vez, em 5 de julho de 2004, enquanto compartilhava sua fé em uma estrada de Asmara. Ela foi levada para a prisão militar Mai Serwa.

Samuel Ogbazghi
Pastor preso em 2005.

Tekleab Mengisteab
Clérigo da Medhane Alem, movimento de escola dominical da Igreja Ortodoxa, preso em 13 de março de 2005.

Tesafa Araya
Membro da Igreja Rema, em Adi-Segdo, preso em sua casa em 5 de julho de 2004, sem qualquer explicação por parte da polícia militar. Ele foi levado para a Armação “8”, campo militar próximo de Asmara.

Tesfatsion Hagos
Pastor da Igreja Rema preso em 26 de maio de 2004. Ele está detido, sem acusação, em Wongel Mermera, centro de investigação do Governo em Asmara desde agosto de 2004. Tesfatsion teve todo contato com a família cortado.

Tewelde Gebreab
Pastor da Igreja do Evangelho Pleno, detido e preso em 2005.

Tewelde Hastezion
Pastor preso em 2005.

Unkba Michael Teklehaymanot
Detido pela terceira vez em setembro de 2007 em sua casa, em Asmara. A sua última prisão se deu em janeiro de 2005, enquanto ele realizava uma cerimônia de casamento. Na ocasião, ele foi levado para um campo em Sawa, onde passou 10 meses.

Yohannes Tesfamichael
Pastor da Igreja Nova Aliança, preso em 2005.

Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário: