abril 06, 2009

O carater na adoração - Parte 1


"Quando Deus criou o homem, seu objetivo foi bem claro: Ele desejava ter comunhão com o homem. Esta comunhão não se limitava a conversa entre duas pessoas, mas tratava-se de ter comunhão total: corpo, alma e espírito. Até então, não existia nada que pudesse separar tal comunhão. Vemos que fazia parte do cotidiano do Éden, na viração do dia Deus vir ter comunhão com seus filhos, temos uma demonstração disto em Gn. 3:8 "



Como a palavra de Deus nos relata, Adão e Eva tomaram a decisão errada, quando escolheram assumir o controle de suas vidas. A principal conseqüência desta atitude foi que a comunhão para que fomos criados foi destruída pela presença do pecado em nossa vida e, em razão disso, nosso corpo, alma e espírito ficaram debaixo do poder da "morte" (separação da presença de Deus).

Esta é a grande diferença, que nos faz compreender a importância do que é caráter na adoração.
O evangelho de João nos dá uma das afirmações mais poderosas a respeito de louvor e adoração, quando diz que Deus Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Vamos ver a diferença entre louvar e adorar e como nosso caráter vai influir, nesta questão que é a mais importante de nossas vidas.

O que fazemos...

Nem sempre revela o que somos!
Por mais simples que seja esta frase, ela expressa uma profunda realidade no reino de Deus, porque mais importante do que as coisas que fazemos, precisamos entender que o reino de Deus está baseado naquilo que somos. É este princípio que Jesus declara quando diz que uma árvore má não pode produzir bons frutos, nem uma fonte que jorra água salgada, jorrar água doce, Lc 3:9.
Quando entendemos este princípio estamos prontos para avaliar o quão importante é o caráter do cristão e como este caráter vai interferir diretamente no louvor e adoração. Jo 4:23,24.

O Pai procura adoradores...

Este episódio narrado pelo evangelho de João nos dá uma perspectiva muito profunda do assunto que estamos abordando. Jesus estava conversando com uma mulher que achava que religião, se limitava a ir numa sinagoga, ou prestar culto em algum monte distante, e qual não é a surpresa dela ao ouvir que Jesus falava de VERDADEIROS ADORADORES!

Nós somos, de acordo com a Palavra de Deus, espírito, alma e corpo.

NOSSO ESPÍRITO: Lugar criado por Deus, com a sua imagem e semelhança, a fim de que nele houvesse comunhão plena com o homem; mas por causa do pecado, este lugar se tornou morto. Veja Gn 2:17; Rm 6:23; Tg 1:15.

NOSSA ALMA: Esta é a área da nossa vida que contém nossas emoções, nosso caráter, personalidade, vontade, pensamentos e intenções do coração. Hb 4:12

NOSSO CORPO: Nosso corpo é essa massa de carne e ossos que carregam nossa alma e o nosso espírito, e que dão expressão a tudo o que fazemos e, o que somos. (Por exemplo, apertar as mãos e abraçar quem está por perto!)

Nenhum comentário: