novembro 17, 2008

Saúde - O que é RPG?



A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

É uma técnica revolucionária que considera o sistema muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada exclusivamente por fisioterapeutas.Em quais patologias a RPG é indicada?

- Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, escoliose, cifose, dor cervical, dor lombar, são as mais procuradas.-Neurológico: hérnia de disco.Há pessoas que dizem que a RPG pode também ser utilizada em tratamentos contra artrites, artrose, bursite, tendinite, asma, bronquite, stress, distúrbios circulatórios e digestivos.

Porém, não recomendo, pois utilizamos muito a respiração e muitas vezes o paciente fica mais cansado e com mais dores, e às vezes com labirintite. Na pratica esportiva, a RPG é uma ótima aliada, quando em conjunto com técnicas de fisioterapia. Lembrando que é muito importante não realizar sessões de RPG quando o paciente esta com dor aguda, já que esta tende a aumentar.

Nesses casos, utilizamos a fisioterapia convencional e, com a diminuição da dor, passamos a introduzir a RPG novamente, uma vez por semana, em sessões de uma hora.A Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo.

A RPG não é indicada apenas para patologias ( dores no corpo ), e sim para atletas, sejam eles amadores e/ou profissionais, e pessoas que procuram o bem estar e auto conhecimento corporal.
Fonte: IDMED

Nenhum comentário: