novembro 16, 2008

Mulheres servindo a Deus - Parte 1


"Então, o sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías foram à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticva, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte) e lhe falaram.
E ela lhes disse: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus moradores, a saber, todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.
Porquanto me deixaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar e não se apagará.
Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, acerca das palavras que ouviste:Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que seriam para assolação e para maldição, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.
Pelo que eis que eu te ajuntarei a teus pais, e tu serás ajuntado em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então, tornaram a trazer ao rei a resposta." (2 Reis 22.14-20)

A profetiza Hulda - Nos tempos do rei Josias, o reformador do culto em Israel, o sacerdote Hilquias achou o livro da lei. A bíblia diz que Hilquias, mesmo sendo sacerdote, foi consultar a profetiza Hulda acerca do "Livro da Lei". Notemos que nesta época, estavam em atividade os profetas Jeremias e Sofonias.

Este fato anula a idéia de que Deus usa mulheres para esse tipo de ministério, apenas quando não há nenhum homem disponível. Ao que podemos inferir desta passagem, ele era pregadora ousada e tnha a palavra de Deus como regra de fé e prática.

Nos dias de hoje necessitamos mulheres profetiza. A palavra "profeta" no hebraico Nabih, que significa aquele que fala em lugar de Deus.

Hulda era conhecida também por seu apego à lei de Deus, do contrário, não a consultariam.

Como anda seu relacionamento com a bíblia?

Ela é pra você um sólido alimento, essencial à sua sobrevivência, ou será que ela ocupa na sua dieta o mesmo lugar das esporádicas bolachinhas? (Sl 119.97- Sl 1.1-2).

Amplie sua reflexão, e veja onde é que você precisa melhorar para ser igual ou melhor que Hulda. Este grande mulher, que não ficou "de fora" da bíblia pra servir de exemplo para nós.

Por: Jonara V.G. Silva

Nenhum comentário: