novembro 30, 2008

“Da fraqueza tirou força”



(Juízes 13:24-25)


O filho de Manoá nasceu e lhe deram o nome de Sansão, que significa: O pequeno sol – talvez por antecipação à sua força descomunal e miraculosa energia semelhante à do sol que um dia se manifestaria em sua vida. Podemos perceber duas coisas fundamentais na vida de Sansão: ele foi abençoado e ele foi revestido pelo Espírito do Senhor.

I. “O Senhor o abençoou” – Ele era um jovem abençoado, e, apesar desse fato nos sugerir tantas coisas, pensemos em duas bênçãos claras na vida dele:

a) O Senhor o escolheu para que realizasse uma grande obra – que bênção ser escolhido por Deus! Que privilégio, que honra! Quando lemos que ele era abençoado pelo Senhor, não podemos deixar de pensar em sua eleição. Quando pensava sobre isso, fiquei meditando em minha própria vida. Quando fui escolhido, mesmo sem merecer, mesmo sem nada para oferecer o Senhor me escolheu. E por que o Senhor nos escolhe? Para “... darmos fruto e que o nosso fruto permaneça” (João 15:16). Que coisa linda, soa como uma poesia, uma linda poesia de Deus, quando nos escolheu e nos deu a honra de servi-Lo. Obrigado por ter me escolhido, Senhor!

b) O Senhor lhe deu um lar onde ele poderia crescer e se preparar para sua grande missão. Seus pais tinham sido orientados pelo Senhor e procuravam instruí-lo nos caminhos do Senhor, e aconselhá-lo sempre. Diante disso pergunto: Será que nos lembramos de agradecer ao Senhor pelos pais e pelo lar que Ele nos deu? Pelo carinho e dedicação que sempre recebemos de nossos velhos? A base de tudo é a família, e não seríamos o que somos hoje se não tivéssemos pais dedicados (não disse perfeitos) e tementes a Deus. Obrigado pelos meus pais, Senhor!

II. “O Espírito do Senhor passou a incitá-lo” – no original – “agia com vigor” – Ele passou a revesti-lo com:

a) Sua presença – quer dizer que o Senhor estava com ele, que o Senhor estava sempre por perto, quer dizer que o Senhor estava nele. Isso me faz pensar em nós que, quando nos tornamos filhos de Deus, passamos a ser templo do Espírito Santo, e que Ele está sempre em nós. Não há palavras para descrever tal honra, muito menos o tamanho da responsabilidade de sermos morada do Altíssimo.

b) Seu poder e Sua força – Penso que Sansão, fisicamente falando, não era tão diferente de outros de sua idade. Penso que, provavelmente ele não chamava atenção por ter um corpo avantajado. Não creio que ele se parecesse com um halterofilista ou fisiculturista. Não creio que ele vivia sem camisa, procurando expor sua musculatura bem definida, com sua cabeleira cobrindo as costas, tentando impressionar as menininhas do bairro. Quando penso nos primeiros anos de Sansão, penso nele como uma pessoa comum, com os mesmos sentimentos, desejos, fraquezas, defeitos e virtudes. A diferença é que “o Espírito de Senhor passou a incitá-lo”. Por isso, o autor de hebreus escreveu que Sansão, da fraqueza tirou força, quando era fraco o Senhor o fazia forte, dando-lhe poder para enfrentar o inimigo e as barreiras da vida.

Pense:
Nós que temos o Espírito do Senhor, podemos nos “fortalecer no Senhor e na força do Seu poder!”

Nenhum comentário: