outubro 26, 2011

Cabelos cacheados


Por Gustavo Monteiro

Contrariando a ditadura dos cabelos escorridos, é cada vez mais comum as mulheres assumirem os cachos. Afinal, segundo pesquisa da L'Oreal, 48% das brasileiras têm os fios enrolados ou ondulados. E engana-se quem pensa que esse tipo de cabelo requer menos dedicação - a verdade é que para mantê-los bonitos e saudáveis são necessários vários cuidados, desde escolher o xampu adequado, utilizar o leave-in, fazer hidratação regularmente e lavar com menos freqüência. Nesta matéria, você vai encontrar dicas para deixar seus cabelos ao natural e esquecer de vez a chapinha.

Segundo Adriana Lobão, coordenadora técnica da rede Beleza Natural - especializada em cuidar de cabelos crespos -, o primeiro passo para deixar seus fios lindos é a lavagem. O ideal é que ela aconteça no máximo duas vezes por semana, caso contrário pode haver redução da oleosidade natural, deixando os fios muito secos. A especialista afirma que o ideal é utilizar o xampu duas vezes em cada lavagem. O condicionador tem que ser aplicado nos fios e pontas, nunca na raiz. Outro ponto importante: não se deve utilizar água quente e sim na temperatura do corpo.

“Quando o cabelo cacheado estiver extremamente ressecado recomenda-se fazer hidratação duas vezes na semana e evitar lavar diariamente porque o cloro e as temperaturas mais altas agridem os fios”

Para quem gosta de praia, a profissional alerta: o sal do mar absorve a água do couro cabeludo e do fio, provocando ressecamento. Portanto, evite o contato dos fios com a água salgada e, após a praia, faça uma hidratação. Esse mesmo procedimento, realizado uma vez por semana, serve para amenizar o desgaste causado pelo sol. Os fios ficam mais bonitos se você não manuseá-los enquanto eles estiverem secando. "A oleosidade natural das mãos prejudica os cabelos e impede uma boa formação dos cachos", revela Adriana Lobão.

TESTE: COMO ANDA SEU CABELO?

Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário: