junho 01, 2011

Tipos de Pai Parte II - Por Cris Poli


Quem é pai de verdade sabe da importância de seu papel na vida de um ser que está em formação. Mas, não existe apenas um tipo de pai, mas vários. Nem sempre, alguns tipos são exemplares. Muitos são carentes de apoio e instrução. Outros são razão para alegria dentro de casa. Por isto, Cris Poli escreve diretamente àqueles mais comuns e que precisam apenas de uma palavra especial para o pai.

Pai exagerado em quase tudo

Todo exagero é negativo. As atitudes dos pais na educação dos filhos deve ser ponderada e mantida em equilíbrio para poder agir da maneira correta. A supervalorização das situações dão uma visão errada do que está acontecendo na realidade. Ore e peça a Deus sabedoria para avaliar os diferentes acontecimentos.

Pai rigoroso

Pais precisam ser fi rmes com seus filhos, mas fl exíveis também e cheios de amor e compreensão. O rigor é um extremo da fi rmeza que deve ser administrado da maneira correta. Leia a Bíblia e procure momentos de firmeza nas atitudes de Jesus, mas longe de ser rigoroso. O que você semeia, isso também colherá.

Pai passivo, fraco

Filhos precisam ter um referencial de pai atuante, forte em Jesus, que possa e saiba orientá-los e aconselhá-los quando eles precisam. Toda passividade dá lugar para que outros se levantem em seu lugar e tomem sua posição na educação dos filhos. A fraqueza é sinônimo de omissão. Ore e se fortaleza em Deus, busque em Jesus a verdadeira fortaleza que fará de você um pai exemplar.

Pai violento

Violência gera violência. O pai violento terá fi lhos violentos e, com o tempo, os pais não saberão como controlar essa violência mesmo dentro de casa. A violência pode ser física, verbal, moral ou de qualquer outro tipo. Lembre-se de que seus filhos aprendem com seu exemplo. Eles são observadores e imitadores do comportamento dos pais.

Pai debochado

O deboche não é o melhor exemplo para os fi lhos porque ao observar o pai e aprender essa maneira de agir, irão reproduzir a mesma atitude por onde forem. A oração é o melhor remédio para tomar consciência disso e corrigir, sempre seguindo o modelo de Jesus.

Pai vaidoso

Sempre que essa vaidade não for exagerada, essa atitude, quando bem direcionada, pode dar um bom exemplo aos fi lhos. Ao ter um pai que goste de se vestir bem, de escolher a roupa com cuidado, de cuidar de sua aparência, os fi lhos, certamente, seguirão esse exemplo. Mas cuidado com os exageros, seja moderado!

Pai carinhoso

Que maravilha! É tudo o que os filhos precisam para poder ter a atenção e a expressão do amor que o pai sente. Esse pai, com certeza, dedica tempo para estar com seus filhos, brincar com eles, conversar e conhecer cada um deles. Continue assim.

Por Noemi Vieira
Revista Enfoque Gospel

Nenhum comentário: