março 05, 2010

Quando meu filho(a) deve abandonar as fraldas?


Seu filhote (ou sua filhota) já está todo serelepe, correndo de um lado para o outro, mas aquela acolchoada fralda continua lá. Aí você se pergunta: será que não está na hora de largá-la de vez? Como saber? Descobrir se a criança já está pronta para avançar mais uma etapa pode parecer complicado, mas é essencial para evitar dificuldades no seu crescimento. Embora o início e o final de cada fase gerem expectativas em quem acompanha de perto o desenvolvimento dos pequenos, deve-se deixá-los à vontade para que essa evolução aconteça.

Qual é o melhor momento para fazer a criança ir ao banheiro? Na verdade, isso é relativo, assim como é a hora de andar e falar. Mas os médicos afirmam que o abandono dos fraldas se dá, em geral, por volta dos dois anos de idade, quando o desenvolvimento motor está constituído. "Não se pode querer adiantar. A partir desta idade, e raramente um pouco antes, a criança já passa a controlar naturalmente os esfíncteres. Com isso, os pais podem começar a perceber que ela está 'acertando' seus horários, sujando a fralda em determinado período do dia etc. Essa é a hora de tentar o treinamento do toalete", afirma Peter Liquornik, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

“Eles aprendem vendo os pais usarem o banheiro. Por isso, ao optarem pelo penico, este deve sempre ser colocado lá”

Geralmente, o primeiro sinal de que já está na hora de trocar o conforto da fralda pela ida ao banheiro costuma ser manifestado pela própria criança. No entanto, a psicóloga clínica Evelyn Pryzant ressalta que os meninos às vezes demoram um pouco mais, abandonando a fralda, em média, de três a quatro meses depois que as meninas. Evelyn recorda que o cuidado com a higiene é natural do ser humano, e, portanto, o momento de retirada da fralda deve representar um alívio para a criança também - além de mostrar, para os outros e para ela mesma, que está crescendo.

De acordo com a psicóloga, muitas vezes a própria creche ou escolinha ajuda neste "ritual de passagem". Mas é em casa que os pequenos devem iniciar a fase do papel higiênico. "Eles aprendem vendo os pais usarem o banheiro. Por isso, ao optarem pelo penico, este deve sempre ser colocado lá, para que se crie o costume e a passagem para o vaso sanitário seja natural", explica Evelyn. Ela indica o verão como a melhor época para fazer a mudança e libertar a criança das fraldas.

Fonte: Bolsa Mulher

2 comentários:

Agata Larsen disse...

Por acaso tinha uma certa curiosidade quanto ao tema. Este post veio mesmo a calhar!! tnks

Jonara disse...

Ah! Que legal!
Eu tenho um filho de 1 ano e 7 meses, e já tava meio curiosa e preocupada, entao achei o texto super interessante e resolvi postar pra ajudar outras como eu.
rs,rs

Paz e bençaos