abril 24, 2009

Cuidados com a pele no inverno


Peles bonitas, de poros fechados, sem cravos nem espinhas tendem a ressecar mais no inverno. São as peles normais a secas, que requerem sabonetes e cremes de limpeza suaves, cremes hidratantes de dia e nutritivos à noite.


Peles com poros dilatados, tendência a cravos e espinhas podem piorar com cremes oleosos. Assim, nesses casos, a limpeza diária deve ser caprichada, com sabonetes e loções adstringentes, mesmo que, na hora, sintam sensação de repuxamento. Em seguida, aplica-se hidratante suave, oil free, assim como cremes noturnos à base de Vitamina C e ácidos suaves.

Os hidratantes para o dia devem conter filtro solar, mesmo sendo inverno, para que a proteção seja completa. O sol é um dos mais importantes fatores de desgaste e envelhecimento precoce da pele. A presença de silicones, uréia, alantoina, pantenol, ceramidas, nas formulações confere proteção extra contra ressecamento e asperezas.


As pessoas de pele oleosa devem procurar produtos oil free, livres de óleo.

Silicones (dimethicones) e produtos similares formam películas protetoras, os chamados "filmes protetores", que impedem a excessiva perda de água pela pele. Óleo de avelã, macadâmia, germe de trigo, presentes nos ingredientes ativos de hidratantes para o corpo, são muito agradáveis e potentes.


Cremes para mãos e pés com ácido glicólico hidratam muito, são altamente potentes e tiram as asperezas e calosidades. Podem ser usados também em joelhos e cotovelos ásperos.


No frio, acordamos pálidos e com olheiras pronunciadas. Basta lavar o rosto com água quente para que a vasodilatação decorrente torne a pele mais rosada e viçosa, apagando parcialmente as olheiras.


Se você gosta de maquilagem ou tem vontade de experimentar, esse é o momento certo! Estamos romanticamente mais claras e pálidas e as roupas geralmente são mais escuras... Um blush, corretivo, batom e rímel farão de você uma diva em cinco minutos!


Proteja os lábios das rachaduras com os protetores em forma de batons incolores, que contenham, óleos, umectantes, filtros e silicones! A boca fica bonita, saudável e bem natural!



Não esqueça que a radiação ultravioleta continua agindo no inverno. Não deixe de usar filtro solar FPS 12 no dia-a-dia, em forma de hidratantes leves.


Ao usar ácidos (retinóico, glicólicos, ácidos de frutas) deve-se alternar com nutritivos mais cremosos para não deixar que a pele fique por demais sensível nas noites frias.


Cravos, espinhas e poros dilatados podem piorar com bebidas alcoólicas e comidas calóricas do inverno. Capriche nas loções adstringentes, mesmo que na hora, sinta sensação de repuxamento. Em seguida, aplique hidratantes suaves, oil free, assim como cremes noturnos à base de Vitamina C e ácidos.


Vitaminas podem ser úteis para equilibrar o ressecamento e as descamações. Os dermatologistas preferem nesta época as que contêm zinco, ácido fólico e vitamina E,

Fonte: Bolsa de mulher

Nenhum comentário: