dezembro 05, 2008

Dicas caseiras para você cuidar do seu corpo.



Mãos Macias
Envolver as mãos com óleo de amêndoa, depois de uma jornada de tarefas domésticas, é um cuidado diário que colabora para impedir o ressecamento produzido pelo contato constante com sabonetes e detergentes. Os óleos formam uma camada protetora sobre a pele, que não deixa a água dos tecidos evaporar com tanta facilidade. Trata-se de uma hidratação superficial, já que as moléculas do óleo ou mesmo das frutas são grandes demais e não conseguem penetrar. Para preservar as mãos, as vovós mais espertas já usavam luvas de borracha revestidas de algodão na hora da limpeza.


Loção Anti-Estrias
óleo de rosa-mosqueta
Pingue gotas do óleo na região a ser tratada e faça uma massagem com movimentos circulares por dois a três minutos. Isso facilita a absorção dos princípios ativos do óleo, que regeneram a pele, reduzem cicatrizes, suavizam as manchas e ainda favorecem a microcirculação sangüínea.
Axilas Saudáveis
125 gr de pé de lírios de florença
10 gr de casca de tangerina
3 gr de flores de cácia seca
1 cravo da índia
Misture bem, peneire e aplique com uma esponja pela manhã.


Esfoliante Corporal
Massagear o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar misturado com um pouco de água, deve ter sido uma das primeiras formas de amaciar a pele descobertas pelas mulheres. O açúcar refinado e os grãos do fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas. Esse tratamento caseiro é eficiente e inofensivo desde que seja feito uma vez a cada 15 ou 30 dias, para evitar que a pele se afine demais e fique sujeita à vermelhidão ou irritações. Outro cuidado importante é evitar a esfoliação em áreas com espinhas. A fricção pode espalhar bactérias.


Acalmar o Ardor de Sol
É uma receita rápida que não substitui os bons produtos contra queimaduras do sol, mas que ajuda a aliviar o desconforto enquanto você veste a camiseta para ir à farmácia mais próxima. Misture duas colheres de sopa de maisena a uma xícara de chá frio de camomila e passe no local. A camomila e a maisena têm efeito calmante sobre a pele.


Pés

Massageie os pés com creme esfoliante ou use uma escova de cerdas macias.Use água morna (água muito quente pode ressecar ou provocar queimaduras), perfume-a com pétalas de flores, óleo ou sais de banho.

Caso não tenha um massageador para os pés, uma solução caseira seria colocar aproximadamente cinco bolas de gude numa meia e deposite no interior da bacia onde preparou a água da massagem.

Massageie continuadamente e, após secar bem os pés principalmente entre os dedos, procure hidratá-os usando um creme, loção ou gel apropriado.

Corte as unhas de forma rente para evitar encravamentos

Nenhum comentário: